• Voluntários do Sorriso – Projeto Social

    Voluntários do Sorriso – Projeto Social

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Histórias de Dentista

    Quando recebi o convite da Dental Speed Graph para contar um pouquinho da minha história e do projeto social que coordeno, um filme passou pela minha cabeça e acho que dá até para escrever um livro com todas as histórias que vivi até chegar aqui. Porém, terei que ser bem objetiva e tentar contar em poucas palavras como surgiu os Voluntários do Sorriso.

    Me graduei em 1988 pela Universidade de São Paulo e desde o inicio da profissão meu foco sempre foi promoção de saúde e prevenção. Até hoje todos os pacientes que procuram a minha clinica recebem orientações através de uma aula, antes de iniciar o tratamento curativo. Em 2006 após dar uma aula para uma paciente, professora universitária, fui convidada por ela a transformar a minha aula em uma palestra. Foi tão bacana a repercussão que resolvi a partir daí, oferecer essa palestra em escolas, clubes, etc.

    Em 2007 ministrei uma palestra no Rotary Clube Maracanã, surgindo o convite para ingressar no Rotary, onde criei um Projeto de Saúde Bucal que levava informação por meio de palestras e distribuição de kits de higiene bucal doados pela Colgate. Sabia que estava ajudando de alguma forma pessoas que não tinham acesso fácil ao dentista, mais achava muito pouco (pois encontrava crianças e adultos com cáries e desdentados, e isso me angustiava). Queria fazer mais! Foi quando em  Abril de 2012, quando estava de férias na Bahia, me encantei com um projeto chamado Caravana da Saúde, composto por profissionais voluntários de diversas áreas que se unem para gratuitamente prestar assistência e oferecer serviços de saúde a comunidades, tendo me chamado a atenção uma atuação em particular na comunidade do Calabar em Salvador, em uma comunidade carente que muito se assemelhava a realidade encontrada nas comunidades do Rio de Janeiro onde foram instaladas as UPPs.

    Como na época eu estava como presidente do Rotary Club RJ Rio Comprido, me ocorreu a ideia de convidar em nome do Rotary os voluntários daquele projeto para juntos com voluntários cariocas, realizar a primeira Caravana da Saúde no RJ. Convite aceito, em 18 de abril apresentei o projeto à comunidade Rotária em um fórum de saúde bucal e a partir daí foi um ano de planejamento para a implantação do projeto.

    Inicialmente estivemos com a PMERJ – Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), para selecionar uma comunidade carente e após algumas visitas as UPPs, finalmente realizamos nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril de 2013, no território das comunidades do São João, Matriz e Quieto, no bairro do Engenho Novo, zona norte do Rio de Janeiro, a 1ª Caravana da Saúde no Rio de Janeiro, tendo como base o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Frei Agostinho Fincias, contando com 120 voluntários, dentre eles 40 baianos que vieram se juntar aos cariocas, além dos militares e entidades como o Lions Clube, Federação de Bandeirantes do Brasil, Rotary Club, e outros 45 parceiros, realizando em torno de 700 procedimentos odontológicos, além dos diversos atendimentos de saúde e assistência social.

    A edição de 2013 foi muito intensa pelo fato de ter contado com atendimentos médicos e odontológicos, após a conclusão da Caravana fiquei completamente exaurida face as incontáveis atividades realizadas antes, durante e depois do evento. Porém 7 meses depois eu já estava recuperada e pronta para um novo desafio, porém agora o foco seria a odontologia, minha maior paixão.

    Assim nos dias 9, 12 e 13 de abril, voltamos a ativa e realizamos a edição de 2014, beneficiando os territórios, do Escondidinho / Prazeres e Fallet / Fogueteiro / Coroa, dos bairros de Santa Teresa e Rio Comprido no entorno do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Saramanch, onde foi montada a base dos Voluntários. A Caravana de 2014 contou com 200 voluntários, entregou 187 próteses temporárias e realizou 1012 procedimentos odontológicos, contemplando atividades como aplicação tópica de flúor, restaurações de resina, cirurgias e confecção de próteses removíveis, tendo visitado o evento cerca de 1250 pessoas.

    Em 25,28 e 29 de março de 2015 foi a vez das Comunidades do complexo do CAJU, Zona Portuária da Cidade do Rio de Janeiro e na mais recente edição em 2016 beneficiamos as comunidades dos territórios do Complexo de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro nos dias 09, 10, e 16 de abril de 2016. Atualmente contamos com mais de 300 voluntários, dentre eles, 34 protéticos, 37 Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) / Técnicos de Saúde Bucal (TSB) e 74 Cirurgiões Dentistas, entregamos cerca de 200 próteses temporárias e realizamos em torno de 2.500 procedimentos odontológicos, contamos também com mais de 70 parceiros imprescindíveis para realização da Caravana dos Voluntários do Sorriso.

    Para finalizar, todo trabalho e dedicação é recompensado por sorrisos que nós resgatamos, por abraços de gratidão que recebemos, e no final, quem mais ganha com tudo isso somos nós mesmos!

    Gostou do projeto, quer se juntar à nós?

    Entre no site www.voluntariosdosorriso.org.br , saiba mais sobre o projeto e se inscreva para próxima caravana, que será em Agosto de 2017.

    Cristiane Tavares:Dentista graduada em 1988 pela Universidade de Sao Paulo ( USP) e Presidente da Associação dos Voluntários do Sorriso  

     

    Deixe seu comentário