• Secretárias – Nosso braço direito

    Secretárias – Nosso braço direito

    Postado por: Dra. Juliana Lemes
    Categoria: Secretárias

    A função das secretárias vai além de atender telefone.

    Elas fazem parte do nosso dia a dia, organizam nossa rotina profissional e são o primeiro contato que o paciente tem com o nosso trabalho. Treinadas para atender bem nosso cliente e para administrar nossa empresa, elas são muito importantes para o Dentista.

    O que nós, Dentistas, esperamos das nossas fiéis escudeiras? Nesse texto darei minha opinião sobre as características de uma boa secretária.

    Boa aparência – Por ser o primeiro contato do cliente com o meu trabalho, é fundamental que a pessoa que o recepcione esteja bem apresentável. Dos cuidados pessoais (como cabelo, maquiagem, unhas) até as roupas usadas refletem, diretamente, na imagem que o cliente terá da minha empresa. Em se tratando de Odontologia, não podemos esquecer os cuidados com os dentes. Pode não parecer, mas os pacientes reparam nisso e questionam o dentista.

    Discrição – Roupas discretas, falar baixo, linguajar adequado e, principalmente, capacidade de manter em segredo a história de cada paciente. A secretária jamais deve expor questões sobre o tratamento clínico, questões financeiras e intimidades do nosso paciente.

    Simpatia – É muito ruim ser recepcionado por uma pessoa mal humorada e grosseira. Problemas na vida todos nós temos, mas precisamos separar nossa vida pessoal da vida profissional.

    Letra legível – Apesar dos computadores terem dominado o mundo, papel e caneta fazem parte da nossa rotina de trabalho. É muito importante que tudo que seja escrito seja “entendível”.

    Pró-atividade – Precisamos de uma pessoa que tenha iniciativa, agilidade, inteligência e criatividade para resolver qualquer problema. Paciente ligou pra desmarcar uma consulta? A secretária precisa ter outra opção imediata de ragendamento para oferecer ao paciente. É preciso fazer um encaixe? Conhecendo nossos clientes e o que será realizado nele, com consentimento do Dentista, a secretária tem autonomia para ver espaços para atendimento, logicamente sem comprometer os horários da equipe. Perceber a rotina da empresa, materiais que faltam, enfim, ser resolutiva.

    Atenção – Passar informações corretas ao paciente, anotar recados, prestar atenção no que está sendo dito ao telefone. Pequenas coisas que, na correria de um consultório movimentado, podem passar despercebidas. Uma informação incorreta aqui pode ser um problema lá na frente.

    Pontualidade – Não tem como exigir do paciente que ele cumpra seu horário se a própria equipe não repeita os horários do paciente. A secretária precisa chegar antes do cliente para organizar a agenda e preparar o ambiente para recebê-lo.

    Cabe ao Dentista o reconhecimento do trabalho dessas profissionais oferecendo boa remuneração, cumprindo com o exigido pelas leis trabalhistas e fornecendo condições dignas de trabalho.

    Parabéns a cada uma de vocês que contribuem com o sucesso do nosso trabalho! Vocês são muito importantes para nós!

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