• Se você não fala, ninguém te ouve!

    Se você não fala, ninguém te ouve!

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Mercado

    Entre os profissionais de propaganda costuma-se usar uma pequena comparação para ilus-trar o que é um negócio sem comunicação. Eles citam como exemplo, um rapaz que tenta flertar com uma moça em um bar muito escuro, onde ele pisca, acena, dá pequenos sorrisos para ela, sem que ela o veja. Ou seja, pode ser que ele passe a vida ali, cheio de boas ou más intenções e existe grande chance de nada acontecer.

    É muito importante que exista um plano de comunicação para seu negócio, porém ele deve ter objetivos claros, como: com quem eu quero me comunicar, o que eu pretendo dizer, etc.

    Acredite que a comunicação não deve ser realizada sem antes definir-se qual o propósito dela, nem tão pouco faça experiências com profissionais que não estão acostumados a realizar comunicação de sua área de negócios e principalmente fuja da compra de oportunidades de ocasião, comunicação e mídia não são coisas que se compra pelo preço mais barato, o buraco é bem mais embaixo. E se tudo isto foi pensado, vai sempre existir um momento em que existirá a necessidade de se avaliar se vale a pena investir em propaganda. Pois bem o assunto desta coluna é exatamente este, onde investir e porque.

    Veja algumas dicas iniciais:

    • 1 -A propaganda deve ser planejada por um profissional da área, o motivo é muito simples, erros neste processo custam muito dinheiro então não é o melhor lugar do mundo para você virar cientista e começar a experimentar.
    • 2 -A propaganda precisa de um planejamento mínimo que responda as seguintes questões: Quem é o publico alvo? Quais são os objetivos da propaganda? Quais são as estratégias que usaremos?
    • 3 -Crie uma cara para o mercado alvo, use uma ou duas sentenças que melhor descrevam quem é o seu alvo. Analise os padrões de compra.
    • 4 -Nem todos os concorrentes precisam ser analisados, mas a análise dos principais é impres-cindível. Responda: Quem são os principais concorrentes? Quais suas vantagens e desvan-tagens, antes de iniciar a propaganda assegure-se que, também sabe de suas vantagens e desvantagens para não trabalhar atenção nos itens onde não vai bem.
    • 5 -Qual a sua principal ideia vendedora? Escreva em duas frases sua principal promessa, sua promessa deve possuir uma vantagem competitiva real. Não inclua na propaganda termos ou jargões técnicos, use a linguagem do consumidor.
    • 6 -Pense na maior promessa de seu negócio para o cliente, escreva esta promessa mesmo em não mais que três sentenças, pois bem nesta hora é importante não listar as característi-cas do seu serviço e sim quais os benefícios que essas características fornecem em relação a promessa feita.
    • 7 -Não se esqueça das exigências legais, ou seja, sua profissão está ligado a um conselho de ética e tudo o que eles decidirem sobre a comunicação de sua especialidade, deve ser res-peitado, informe-se e mais que isso, depois de pronto, submeta o material a uma análise deste conselho, pois será mais produtivo e prudente.

    Voltaremos a este tema em breve!

    Cláudio Gonçalves

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