• Saúde bucal do sexo feminino merece cuidados especiais

    Saúde bucal do sexo feminino merece cuidados especiais

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Saúde/Bem-estar

    Na semana da mulher, a Dental Speed Graph resolveu relatar as necessidades especiais ligadas a saúde bucal do sexo feminino em diversas fases da vida. Todas merecem cuidados especiais nos diversos níveis de hormônio, que começam lá na puberdade, passam pelas menstruações, gravidez e vão até a menopausa. Algumas dessas fases exigem cuidados especiais.

    Quando começam os ciclos menstruais, algumas mulheres percebem sangramentos e inchaços na gengiva, sabemos que pela mulher estar mais sensível nesse período, esses fatos podem incomodar, mas logo eles desaparecem. Essas inflamações podem ser um efeito colateral dos Contraceptivos orais, por isso deve-se observar e aconselhar as pacientes que se os efeitos não passarem logo ela deve procurar um dentista e um médico para melhor analisar o caso.

    Durante a gravidez, o cuidado pré-natal é extremamente importante, e os cuidados com a saúde bucal também, pois alguns estudos mostram que nesse período que começam a aumentar as tendências das mulheres terem gengivite.

    Durante a menopausa, alguns sintomas bucais se agravam, as gengivas avermelhadas ou inflamadas começam a surgir acompanhadas de ardências, alterações do paladar e até boca seca.

    Nessas etapas da vida, a melhor forma de prevenir os problemas bucais é não esquecendo de escovar, usar fio dental todos os dias e consultar o dentista.

    Deixe seu comentário