• Resina Flow é solução para restaurações complicadas

    Resina Flow é solução para restaurações complicadas

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Mercado

    *Helio Dutra

    A odontologia se transformou e evoluiu muito tecnologicamente nesses últimos anos. Novas técnicas, tendências, produtos e serviços fazem parte de um portfólio, agora disponível no mercado, e, cada vez mais acessível para todas as camadas da população.

    Diante de tanta novidade, os conceitos antigos e já “batidos” caíram em esquecimento, sendo jogados de lado, passando despercebido diante da velocidade das informações. Um caso, por sinal, parece estar mais do que esquecido. Uma ótima solução de simples processo, execução e trabalho: as Resinas Flow.

    Com características um pouco diferentes das resinas convencionais, as resinas Flow foram originalmente desenvolvidas para auxiliar em restaurações complicadas, em superfícies interproximais de difícil acesso, mesmo com ajuda de uma espátula, locais onde se pudesse chegar somente com a seringa e o preenchimento da região fosse garantido.

    Mais fluida, mais flexível e com maior grau de contração de polimerização, as resinas Flow são indicadas para casos como forramento ou formação de base de cavidade em restaurações Classe II, por exemplo, pois garante o preenchimento total das irregularidades e absorve as tensões de polimerização da resina de restauração, mas quem se lembra disso?

    Outro caso muito comum são as restaurações preventivas, como as selagens de fissuras, facilmente realizadas com as resinas Flow. Um estudo feito pela Universidade de Zagreb, na Croácia, investigou as vantagens das resinas Flow para selar fissuras e os resultados não poderiam ter sido diferentes. Dados estatísticos da pesquisa mostravam que 90% das crianças estão propícias a ter cárie antes dos 18 anos e que 85% dessas são desenvolvidas na região oclusal de molares e pré-molares.

    A forma mais comum de selar fissuras é utilizando selantes. Mas os testes mostram que os resultados das selagens feitos com resina Flow superaram as feitas com selante. As restaurações feitas com resina Flow resolveram 100% dos problemas, enquanto os selantes resolveram 90% dos casos(em alguns casos, as cáries voltaram a aparecer). Quanto ao aspecto estético é incomparável, visto que a resina contém as cores da escala Vita, já os selantes somente nas cores branca e amarela.

    Portanto, a fim de encontrar uma solução simples e confiável para certos casos de restauração, a resina Flow é o melhor produto a ser utilizado. Garantia de uma combinação perfeita para padrões, tanto de estética, quanto, clínico e mecânico.

    *Professor de Especialização e Atualização da APCD Central/SP e parceiro da Coltene

    Deixe seu comentário