• Qual creme dental indicar para crianças?

    Qual creme dental indicar para crianças?

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Cantinho da Criança

    *Por: Dra. Aline Manfro

    A utilização de dentifrícios fluoretados tem sido considerada um dos principais fatores na redução da cárie dental. Apesar disso, seu uso por crianças com idade pré-escolar é geralmente apontado como fator de risco ao desenvolvimento da fluorose dentária, embora as evidências científicas relacionando um e outro sejam fracas e incertas.

    Ainda que a fluorose se manifeste de forma branda, não comprometendo a estética ou afetando a qualidade de vida das crianças, os estudos são claros ao afirmar que não existe prevenção da cárie quando cremes dentais sem flúor são utilizados. Dessa forma, o uso de pasta de dente com flúor se justifica desde a erupção dos primeiros dentes decíduos.

    Concentração

    Em relação à concentração dos dentifrícios, há consenso entre pesquisadores de que os efeitos benéficos do uso de cremes dentais existem somente para concentrações iguais ou acima de 1.000 ppm de flúor. Portanto, não é apropriado a recomendação do uso de cremes dentais sem flúor ou com baixa concentração de flúor (550/750ppm) para a prevenção da cárie dentária em crianças.

    Esta é uma informação importante para repassarmos aos nossos pacientes, já que a aquisição do creme dental para crianças precisa ser feita levando-se em conta a concentração de flúor e não a faixa etária em que a criança se encontra – fator geralmente usado pelas empresas para a classificação comercial dos dentifrícios infantis.

    Quantidade

    Mas como equilibrar os riscos e benefícios do uso do creme dental fluoretado? O efeito anticárie do flúor depende da concentração, mas o risco da fluorose depende da dose. Assim, a melhor recomendação para o uso de dentifrícios fluoretados em crianças é adequar a quantidade de pasta colocada na escova. Com isso, reduzimos o risco de desenvolvimento de fluorose sem afetar o benefício anticárie.

    Confira a quantidade adequada de creme dental fluoretado para crianças:

    - Menores de 2 anos: quantidade correspondente a 1 GRÃO DE ARROZ CRU (0,2 mg de flúor).
    - Entre 2 e 5 anos: quantidade correspondente a 1 GRÃO DE ERVILHA (0,4 mg de flúor).

    Conclusão

    Todas as crianças devem receber os benefícios do flúor! Inclusive os bebês! Mas precisamos maximizar os efeitos preventivos do flúor e minimizar os riscos do desenvolvimento da fluorose dentária. Isso se faz utilizando creme dental fluoretado na concentração padrão (1.000 – 1.100 ppm de flúor) em baixas quantidades, após as principais refeições e sempre supervisionado por um adulto.

    *Aline Manfro é especialista, mestre e doutora em Odontopediatria. É membro da Associação Brasileira de Odontopediatria e autora do Livro “Odontopediatria: Prática de Saúde Baseada em Evidências”.

    www.alineodontopediatria.com.br

    Deixe seu comentário