• Quais as estratégias para conquista de novos pacientes?

    Quais as estratégias para conquista de novos pacientes?

    Postado por: Ricardo Novack
    Categoria: Dentista de Sucesso

    A pergunta que há anos ecoa em consultórios, clínicas, cursos, congressos, universidades e todos os cantos frequentados por cirurgiões dentistas é: 'Como conquistar novos clientes?'. Normalmente os questionadores ficam sem respostas. Primeiro porque poucos sabem as respostas corretas; Segundo, porque quem sabe costuma não responder.

    Diariamente recebemos cirurgiões dentistas aqui na Doctor's e na ICOM Comunicação (maior e mais conceituada agência de marketing para Odontologia do Brasil) e, logicamente, ouvimos a mesma pergunta. A resposta é padrão: 'existem várias ações de marketing e depende de clínica para clínica'. Não serei subjetivo o bastante para deixar vocês - mais uma vez - sem respostas.

    Quando digo que depende, quero reforçar a quantidade de investimento de cada clínica, as oportunidades de cada região e, claro, a forma como cada ação é conduzida. Não existe uma 'receita de bolo', uma 'fórmula mágica', mas existem sim ações de marketing que apresentam melhores resultados. Excluindo televisão e algumas emissoras de rádio, as ações online são as que estão repercutindo melhores retornos. Google e Facebook lideram os resultados.

    Além destas, ações offline como parcerias, Folderes institucionais distribuídos regionalmente e revistas bem direcionadas também apresentam destaque. Para as clínicas e consultórios que possuem uma quantidade boa de pacientes cadastrados (acima de 500) é interessante o envio periódico de folder com novidades da clínica, explicação e apresentação de tratamentos estéticos e diferenciais, além das comunicações de Aniversário e retorno para revisão, preferencialmente enviadas por carta impressa, o que nos dias de hoje, diferentemente do passado recente, são extremamente mais eficazes em relação aos envios digitais, tais como e-mail, SMS, Facebook, etc..

    Atenção às suas oportunidades, divulgue seu consultório ou clínica sempre dentro dos padrões éticos e, claro, a ajuda profissional clareará seus caminhos. Pensem a respeito e vamos mudar a Odontologia?

    *Ricardo Novack é sócio/diretor do maior grupo de comunicação e marketing para clínicas e consultórios do Brasil, composto pela ICOM Comunicação, ICOM Tv e Doctor’s Academy.

    Deixe seu comentário