• Profissionais de sucesso são hábeis comunicadores

    Profissionais de sucesso são hábeis comunicadores

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Dentista de Sucesso

    O seu sucesso como profissional de Odontologia depende muito de sua capacidade de comunicação com os pacientes. Saber esclarecer transmitindo confiança e conhecimento tem uma importância fundamental na conquista de novos clientes e na fidelização dos já conquistados. Em última instância, seu paciente o enxerga e o percebe pelo conteúdo e pela forma como você se comunica.

    Cirurgiões-dentistas de sucesso são hábeis comunicadores. Eles sabem como mostrar-se profissionais e amigos ao mesmo tempo. Mas poucos têm este dom. O que talvez você ainda não saiba é que a comunicação pode e deve ser aprimorada.

    Dicas

    Em primeiro lugar, busque a compreensão. Evite usar muitos jargões técnicos e, quando você usar, explique-os em seguida de uma forma simples e direta. Isto transmite qualificação e atenção com o paciente. E não abuse da quantidade de informações passadas. Dose as informações transmitidas, nem de mais, nem de menos, tentando ser objetivo, claro e conciso.

    Mas o poder de comunicação vai além das palavras. Preste atenção em outros detalhes fundamentais, como por exemplo, manter o contato visual com o paciente e fazer gestos que reforcem o que você está dizendo.

    Mude seu tom de voz enquanto fala, de forma a enfatizar o que é mais importante e utilize o nome do paciente durante a conversa, pois isto personaliza o diálogo e o torna mais amigável. Lembre-se que um sorriso amistoso ajuda a quebrar a ansiedade natural do paciente a aproximá-lo de você.

    Por fim, nunca se esqueça de que, ainda que seja a sua 12ª consulta do dia, para o paciente que está na sua frente será sempre a primeira, constituindo-se em um momento único. Demonstrações de cansaço ou tédio irão sabotar a sua comunicação. Fique atento a essas mensagens extras transmitidas pelo seu corpo, buscando sempre demonstrar atenção e interesse pelo seu interlocutor.

    Deixe seu comentário