• A prevenção está ao nosso alcance

    A prevenção está ao nosso alcance

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Saúde/Bem-estar

    Hoje, no Dia Nacional de combate ao Câncer, o blog Eu Amo Odonto te convida a participar dessa campanha. Que tal começar por você?

    Mantenha-se informado! Cerca de um terço dos cânceres mais comuns podem ser evitados por meio de comportamentos saudáveis, como: não fumar, reduzir o consumo de álcool, adotar alimentação rica em frutas, legumes, verduras e grãos, além da pratica de atividades físicas regularmente.

    A proteção contra a radiação ultravioleta (UV) também é fundamental para a prevenção do câncer de pele. Além disso, a exposição ocupacional e exposições ambientais contribuem substancialmente para o desenvolvimento de vários tipos de câncer.

    Realize os exames para detecção precoce e, em caso de diagnóstico positivo, mantenha a calma e cumpra o tratamento adequado e até o final. Prevenir ainda é a melhor saída, e a adoção de comportamentos saudáveis reduz, e muito, o risco de câncer.

    Leia Também: Comece cuidando de você

    A saúde do paciente

    E na hora de cuidar da prevenção e conscientização dos pacientes no consultório? A Dra. Juliana Lemes escreveu um artigo falando sobre os cuidados que o cirurgião-dentista deve ter com os pacientes que estão em tratamento. Leia em:  Saúde Bucal em Pacientes com Câncer

    Um bom ponto de partida para esta conversa com seus pacientes é alertar que o fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca, e que o risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos. Vale salientar também que a falta de higiene bucal, alimentação pobre em vitaminas e minerais, e a exposição excessiva ao sol também aumentam o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

    Ensine seus pacientes a fazerem o autoexame da boca. Ela é uma técnica simples que ajuda a identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchações. Importante: deixe claro que o autoexame é importante para ajudar na detecção prematura de qualquer sinal anormal, mas não substitui aquele realizado por um profissional.

    Evince – o Evidenciador de Lesões Bucais

    Evidenciador de Lesões BucaisO Evince pode ser um grande aliado ao combate de diversas lesões bucais, inclusive do câncer bucal, displasias e neoplasias. Ele é um aparelho especialmente desenvolvido para permitir ao dentista ampliar suas possibilidades de diagnóstico através da chamada fluorescência óptica.

    Essa tecnologia permite a visualização das mucosas e dos tecidos duros e moles presentes na boca. Seu funcionamento é simples e eficiente. Clique aqui para saber mais sobre o produto.  

    A informação é a melhor aliada no combate à qualquer doença, e com o câncer não é diferente. Proteja a você e a seus pacientes, faça a diferença!

    Deixe seu comentário