• Para calouros: o que comprar?

    Para calouros: o que comprar?

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Dentista de Sucesso

    Por Drª Juliana Lemes*

    Quando entrei na Universidade e recebi a lista, fui orientada pelos meus veteranos a investir em algumas coisas e deixar outras de lado. O curso é caro, mesmo sendo em faculdade pública, e fica inviável para a maioria dos alunos custear todos os pedidos de material. Lembro que na época comprei poucos livros. Comprei atlas de anatomia e livros de anatomia dental. Não que as outras disciplinas não tivessem importância, mas foi a que eu mais tive dificuldade e a que mais era diferente de tudo o que eu já havia visto na minha educação. Para as outras matérias, eu contava com a ajuda da biblioteca (SIM, VOCÊ DEVE FREQUENTAR A BIBLIOTECA DA FACULDADE) e com aulas bem assistidas e anotações feitas por mim e colegas. Hoje temos a Internet a favor do estudante, o que torna as coisas mais fáceis, rápidas e econômicas.

    A lista de instrumentais parecia não ter fim. Muitas disciplinas exigiam certas marcas (o que eu questiono ser certo ou errado) e eu pude perceber algumas coisas...

    Instrumentais de um modo geral necessitam de atenção especial. Eu investi em boas marcas quando o assunto foi material cirúrgico. Tanto para exodontias quanto cirurgias periodontais, ouvi as dicas dos professores e tenho, até hoje, quase 10 anos depois, todos perfeitos. Se bem lavados e armazenados, arrisco dizer que duram uma vida toda. Para disciplinas como Oclusão e Escultura Dental, não investi em marcas caríssimas. Motivo: materiais de corte são prejudicados quando colocados em contato com a chama da lamparina. Então eu tinha vários baratinhos em vez de ter um mega caro. Confesso que não vejo muita diferença entre eles, quando usados. Em Endodontia, investi em limas de qualidade. Em Dentística, fiz questão de espátulas delicadas de titânio para confecção de restaurações. Quando a questão era broca, também investia em boas marcas, pois são materiais de uso quase descartável.

    A grande dúvida foi o famoso “Kit Acadêmico”. Qual comprar? Aquilo é caríssimo e dá vontade de guardar num cofre de banco. Pois bem... Eu ouvi o conselho de um colega. Como meu pai não tinha condições de comprar um mega caro pra mim, eu comprei um bom e barato. Tenho o meu “soldado” até hoje e ele funciona super bem! Depois de formada a gente percebe a necessidade de adquirir outros kits. Aí vai do bolso de cada um escolher pelas marcas existentes no mercado.

    Outra dúvida que eu vejo muito, principalmente por parte das meninas, é em relação às vestimentas. Meu curso exigia que eu fosse de branco às aulas de laboratório. Nas aulas teóricas era dispensado. Dica que eu dou: como todo calouro de Odontologia mais parece um sacoleiro do que um estudante deixe os saltos finos para as baladas! Sapatos confortáveis, calça branca, camisetas e blusinhas sem decotes profundos e jalecos de tecidos inteligentes. Digo inteligentes porque conseguem ser leves e com bom caimento! Microfibra e Oxford são ótimos, pois não esquentam muito, não amassam muito e são fáceis de tirar manchas.

    Lógico que por serem tecidos sintéticos, há que se tomar muito cuidado com fogo, pois eles podem causar muitos acidentes, diferente do algodão que é mais fácil de conter chamas.

    Jaleco Elegance Feminino Temático - Pop Color

    Já que estamos falando de estilo, deixo minhas dicas particulares: mantenham as unhas limpas e, no caso das mulheres, curtas. É muito importante habituar-se ao fato de que unhas grandes podem causar acidentes, por meio de perfuração das luvas durante um atendimento. Sempre mantive minhas unhas feitas e curtinhas e isso já me livrou de um monte de problemas. Os meninos, barba sempre feita. Roupas limpas, sapatos brancos não são “frescura”. Vocês estão construindo uma imagem e ela vai acompanhar você durante toda sua carreira!

    Em breve (porque eu já falei no primeiro texto que esse tempo passa rápido) vocês serão Doutores e Doutoras.

    Apresentem-se como tal!

    No mais, para comprar seus materiais, a internet também está pra ajudar! Grandes empresas, como a Dental Speed Graph, possuem programas para universitários e eu digo: a economia é grande! O bolso agradece, viu?

    Leia mais textos da Drª. Juliana Lemes no blog EuAmoOdonto! Clique aqui.

    Drª. Juliana Lemes*é graduada pela UNESP-SJC, atua em clínica geral e estética dental. Dentista 10h por dia, “escritora” nas horas vagas e “maquiadora” de vez em quando - das resinas, dos clareamentos, dos sorrisos e dos pincéis!

    Deixe seu comentário