• Odontopediatria Digital – Tecnologias de diagnósticos e motivação para tratamento da geração atual

    Odontopediatria Digital – Tecnologias de diagnósticos e motivação para tratamento da geração atual

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Dentista de Sucesso

    Autor – Patrick Palhano 
    Atua como clínico há mais de 13 anos.
    Também desempenha atividades de docência a mais de 9 anos na pós-graduação.
    Especialista e Mestre em Implantodontia,e também Especialista em Odontologia do Trabalho.

    Introduzir a educação em saúde e cuidados com a higiene bucal não é uma tarefa muito fácil. E nos dias atuais, com crianças e adultos tão ligados a equipamentos digitais, computadores e telefones celulares, como motiva-los a se engajar nesse mundo da saúde bucal? Simples: vamos usar deste mundo digital, que é onde esta geração de crianças, pais e até mesmo avós, está.

    No decorrer do tempo passamos por um desenvolvimento tecnológico com mudanças de grande importância na vida das pessoas seja em qualquer classe social, idade ou gênero.  É cada vez mais comum a utilização de tipos de mídias e interfaces digitais para diversas finalidades como estudo, aprendizado, trabalho, relacionamento pessoal e diversão.

    Pesquisas provam a eficácia dos computadores, tablets, e smartphones no aumento   da   motivação   e   na   consolidação   do   conhecimento. Por Isso As mídias digitais interativas estão inseridas na sociedade contemporânea, e veem ganhando espaço,    Desde antes de 2010, uma modalidade em especial de jogos, chamada serious Games, que em tradução literal, poderiam ser chamados de Jogos Sérios, mas na verdade, tem sua definição como aplicações digitais com o propósito de ir além do entretenimento. Percebam que a questão é ir ALÉM do entretenimento, ou seja eles promovem o ENTRETENIMENTO, e também educação, informação e treinamento, mantendo o entretenimento por meio de recursos lúdicos.

    A partir destes tipos de jogos, vieram os conceitos de Gamificação, que nada mais é do que você usar esses recursos lúdicos dos jogos, para facilitar a comunicação e a compreensão de uma situação, que demande tomada de decisão compartilhada.

    Isso nos permite apresentar situações, discutir soluções, construir conhecimentos e tomar decisões, por exemplo, em uma conversa entre um dentista e um leigo em odontologia, como é o caso dos nossos pacientes.

    O Teste do Dentinho, é uma solução que tem aplicado os conceitos de gamificação e serious games, sendo um interpretador de dados da saúde bucal com base em um exame odontológico. O exame oferece o diagnóstico da condição de saúde bucal do paciente tendo como base os padrões indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por meio de um odontograma digital.

    Os resultados do teste possuem a linguagem lúdica de gamificação, já amplamente consagrada em jogos de entretenimento, jogos educativos e nos serious game, aonde gráficos e padrões numéricos, permitem as pessoas entender qual a sua situação no momento e aonde podem chegar. Neste caso os aspectos de gameficação foram adaptados para a compreensão dos pacientes e responsáveis, que são leigos em odontologia, a entender a sua situação dental.  

    Uma das grandes vantagens do Teste do Dentinho é proporcionar a compreensão do paciente sobre sua saúde bucal, para que ele possa fazer escolhas mais efetivas em relação ao seu tratamento, se envolver com as questões extra clínicas ligadas ao sucesso do tratamento, enquanto ao mesmo tempo contribui para o engajamento em atividades de prevenção.

    Sabemos que as crianças de hoje nasceram na era digital, são atraídas pelas mídias digitais, pelos jogos, pelas tecnologias. Outro ponto positivo do Teste do Dentinho é que ele já tem embarcado um aplicativo para o paciente, indo além, sendo também acessível por site em computares ou smartphones

    Outro ponto positivo é a conexão com a atual geração, e para isso o teste do dentinho vai a fundo no mundo digital desta geração, com um aplicativo e todas as informações do resultado do teste disponíveis.

    Ao interagir com seus “brinquedos digitais” as crianças acabam adquirindo conhecimentos, sem nem se dar conta disso. Você já deve ter visto alguns desenhos, ou mesmo filmes, que recomendam as crianças visitar o site para ter acesso a mais conteúdo. É isso que o Teste do Dentinho faz, facilita a relação integrando o mundo físico e o mundo digital, usando esta transmídia que vai desde exame digital, aplicativo, web site, computadores e telefones celulares, ou seja, tudo o que esta geração está inserida.

    Sabemos que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, e precisamos acompanhar o crescimento e a evolução desta geração, para que os valores que desejamos perdurem ao longo do tempo.

    É fundamental que as crianças e responsáveis façam bom usa das novas tecnologias digitais, aplicando em benefício da educação em saúde bucal e aproximação com a odontologia, para que as crianças nos vejam como seus parceiros ao longo da vida, mesmo depois de adultos, já que estes recursos digitais são o motor motivacional desta geração, e seria pouco inteligente da nossa parte não utilizar destes recursos para incentivar estas crianças e seus responsáveis, para garantir um futuro de um sorriso perfeito.  

    Deixe seu comentário