• Odontopediatra e mãe: um duplo desafio em prol da saúde bucal

    Odontopediatra e mãe: um duplo desafio em prol da saúde bucal

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Histórias de Dentista

    Por Aline Manfro*

    Sempre fui uma apaixonada pela Odontologia. Filha de pais dentistas, quando chegou a hora de enfrentar o vestibular, já sabendo das dores e delícias da profissão, não tive dúvidas e optei pelo curso. Mas, para mim, tão importante quanto ser dentista é trabalhar para as crianças. Por isso, a escolha da Odontopediatria como opção de especialidade foi inevitável! O grande amor que sinto por elas e a oportunidade de poder participar dos pequenos-grandes ganhos dessa criança, como remoção da mamadeira, despedida da chupeta, o cair do primeiro dente e a alegre visita da fada do dente, são transformadores!

    Como toda mulher, temos muitos desafios, e acredito que manter o equilíbrio entre as demandas da vida profissional e da vida pessoal seja o maior deles. Por muito tempo, priorizei a parte profissional. Entretanto, depois de finalizar o doutorado, já casada há 10 anos e com a vida mais estabilizada, eu e meu marido decidimos que era hora de aumentar a família. Daí me deparei com outra etapa, esta dolorida, pela qual passam muitos casais: a dificuldade de engravidar. A fase da espera, da impaciência, da insegurança!

    Maternidade

    Mas, para nossa felicidade, depois de muito choro, com a ajuda da ciência e o aval de um Deus misericordioso, recebemos com muito amor a Clara e a Cecília. Com o nascimento delas, chegou o momento em que precisei saber dosar a intensidade da atuação profissional e, ao mesmo tempo, permitir realizar inteiramente o mais desejado projeto de vida: ser mãe!

    Minha rotina é uma loucura. Me divido entre as atividades clínicas no consultório, as aulas na universidade, a casa, o marido e o principal: as meninas! Ainda que algumas atividades que antes cabiam na minha agenda, como ir à academia e tomar um cafezinho com as amigas, não sejam feitas com tanta facilidade, vejo que estou dando conta do recado!

    Uma odontopediatra melhor

    Além disso, observo que a maternidade veio para me transformar em um ser humano melhor e, por incrível que pareça, em uma odontopediatra melhor também! Explico: acredito que hoje consiga ouvir melhor as mães, visualizar nelas certas situações que vivencio em casa! Por exemplo, as meninas passaram pelos incômodos dos sintomas relacionados à erupção dos primeiros dentes, sei o quanto é difícil essa fase!

    Então consigo entender com mais facilidade, por experiência própria, as dificuldades que as mães passam. Percebo que hoje me compadeço mais das dúvidas e apreensões das mães, porque, na verdade, elas são minhas também! A Clara, por exemplo, ama desesperadamente sua chupeta e percebo que será um grande desafio removê-la. Muitas mães relatam isso no consultório e, hoje, consigo entender com mais profundidade as preocupações delas.

    Mãe e dentista

    Por outro lado, cuidar da saúde bucal das minhas meninas é uma tarefa maravilhosa! Há muitos anos, minha vida profissional faz com que eu cuide da saúde oral de muitas crianças. Imagina a minha alegria ao escovar os dentinhos das minhas filhas. É um prazer duplo, como mãe e como odontopediatra. Não é fácil, mas vale a pena!

    Dia Internacional da Saúde Bucal

    A profissão que escolhi é a melhor do mundo, respeito cada vez mais meu ofício e minha contribuição como dentista para a sociedade. Na semana do Dia Internacional da Saúde Bucal vale uma reflexão. A saúde começa pela boca, e ela deve iniciar muito cedo. Precisamos como classe conscientizar a sociedade da nossa importância e ressaltar nossas características, não apenas como reabilitadores de sorrisos, mas como educadores e promotores de saúde bucal no sentido mais amplo.

    Neste sentido, a ação da Dental Speed Graph, que se engajou na campanha global promovida pela FDI – World Dental Federation, foi fundamental para que possamos - nós, dentistas e apaixonados pela Odontologia, além do mercado como um todo - tornar cada vez mais popular a importância do cuidado com a saúde oral.

    Como odontopediatra, tento fazer isso todo dia, iniciando no núcleo mais importante da sociedade: a família!

    Aline Manfro

    *Especialista, mestre e doutora em Odontopediaitra
    Membro da Associação Brasileira de Odontopediaitra
    www.alineodontopediatria.com.br

    Deixe seu comentário