• Música no consultório odontológico

    Música no consultório odontológico

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Dentista de Sucesso

    Hoje é o Dia Internacional da Música, essa grande aliada dos dentistas no consultório. Ela tem o poder de acalmar e relaxar o paciente e o profissional, além de distrair a dor e a atenção deixando o tratamento mais agradável.

    Dá para sentir no corpo as alterações que a música causa: dependendo do ritmo, a respiração se torna mais calma ou mais ofegante, a pressão sanguínea aumenta ou diminui, os batimentos cardíacos se tornam mais fortes ou mais leves.

    Tome sempre cuidado com o excesso de volume. O repertório pode ser variado, indo do rock ao jazz, passando por moda de viola ou MPB. Uma dica é deixar o paciente escolher a que ele deseja ouvir, e que o faz relaxar, dessa forma você já aproveita para deixa-lo mais à vontade.

    Atenção

    Muitas pessoas desconhecem este fato, mas as músicas utilizadas nos consultórios são de propriedade do seu criador e para que sejam aproveitadas é preciso solicitar autorização prévia ao Ecad. O pagamento do direito autoral deve ser feito independentemente da forma como a música está sendo utilizada, ou seja, mesmo que uma televisão ou um rádio estejam ligados, a retribuição é devida.

    Você deve procurar o Ecad em sua cidade e solicitar um boleto bancário com o devido valor de retribuição autoral, que permitirá a utilização da música por um período mensal. Este valor é calculado de acordo com a área sonorizada, nível populacional e a região socioeconômica onde se encontra o consultório.

    Direito autoral

    São normas jurídicas que regulam a relação entra a criação e a utilização de obras artísticas, literárias ou cientificas, que defende e protege o titula contra uso e desrespeito conta à sua obra.

    Ecad

    O Ecad – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – é uma instituição privada, sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é centralizar toda a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública música. Ele é o responsável por recolher e distribuir os valores em todo o país, representando os artistas.

    Além da sede, localizada na cidade do Rio de Janeiro, o Ecad possui 34 unidades próprias instaladas nas principais capitais e regiões do Brasil.

    Mapa das sedes da ECAD nas capitais dos estados do Brasil

    Penalidade

    O não pagamento do direito autoral é uma violação à lei e o infrator responderá judicialmente pela utilização não autorizada das músicas, que pode receber até uma multa equivalente a 20 vezes o valor do débito original.

    Para mais informações acesse ecad.org.br

    Deixe seu comentário