• Linha do tempo odontológica

    Linha do tempo odontológica

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Saúde/Bem-estar

    O maior projeto de uma Mãe é acompanhar seu filho desde quando ele é apenas um grãozinho na barriga, até quando ela ficar velhinha. Cada fase de nossas vidas exige uma atenção especial a saúde bucal.

    Você sabe em qual etapa da vida suas pacientes mamães estão?

    Saber essa resposta pode ser um diferencial no seu trabalho, pois poderá auxiliar a saúde bucal dela e das pessoas mais importantes da vida delas, os filhos. Para ajudar, preparamos algumas dicas importante que você deve preparar para cada paciente quando forem completando a linha do tempo das mamães, vem ver!

    Gestante

    A Mamãe gestante deve sempre ser orientada da importância do acompanhamento durante esta fase, nem todas sabem que o atendimento odontológico pode ser realizado em qualquer período da gestação. Conheça bem o histórico da paciente, para saber o que recomendar.  É importante conscientizar a paciente sobre as mudanças fisiológicas durante a gestação e enfatizar a necessidade de higiene bucal para controle do biofilme dental.

    Uma outra dica muito importante é você ter conhecimento sobre as principais características de cada trimestre gestacional e sobre as recomendações e cuidados a serem tomadas durante o atendimento odontológico, incluindo a prescrição de medicamentos e o exame radiográfico, são importantes para possibilitar o tratamento da gestante com segurança e com menor risco de efeitos adversos para o bebê.

    Recém-mamãe

    Antes da mamãe dar luz ao bebê, é muito importante você orientar ela a procurar um odontopediatra, que irá acompanhar os primeiros anos de vida do bebe. Oriente também que as primeiras higienes do bebê devem ser feitas apenas com o auxílio de uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada. A escovação deve começar com o aparecimento do primeiro dente de leite, com uso de pasta de dentes fluoretada nos bebês e crianças, a indicação é que ela deve ser realizada duas vezes por dia: após o café da manhã e na última refeição antes de dormir à noite.

    Como medida de segurança, a Associação Brasileira de Odontopediatria (Manual de Referência, 2013), recomenda o uso de pastas de dentes em bebês e crianças, que não sabem cuspir, na quantidade equivalente a um grão de arroz (0,1g); e, nos que sabem cuspir a quantidade equivalente a um grão de ervilha (0,3g).

    Tal Mãe Tal Filho

    O bebê já está crescendo, ele também está aprendendo a escovar os dentes, e até os seis anos de idade recomenda-se que a higiene oral seja realizada pelo responsável, avise a mamãe para ela ficar atenta. A partir desta idade, a criança pode escovar sozinha, porém sempre com a supervisão de um adulto. Alerte a mamãe de que as crianças devem permanecer no banheiro sempre com a presença de um adulto afim de evitar alguns acidentes. As mamães de primeira viagem, podem não se atentar que a criança pode escorregar ou ingerir pasta demais. Em crianças que já possuem dentinhos, a recomendação é a higiene bucal, no mínimo, 3 vezes ao dia. Uma boa escovação para uma criança que já possui a dentição decídua completa deve durar no mínimo 2 minutos.

    Esta é uma fase muito importante para evitar o medo do dentista no futuro, então instrua a mamãe com dicas de como ela pode ajudar os pequenos a se sentirem mais à vontade no consultório, explique para elas todos os procedimentos que podem ser realizados, e como ela deve conversar com as crianças.

    Hoje no mercado podemos encontrar muitos produtos que ajudam as crianças a se sentirem mais familiarizadas com consultórios odontológicos, como por exemplo o Álbum Dental da Marca Angelus, é uma ótima dica para a mamãe guardar os dentinhos dos pequenos e ir instruindo eles sobre a importância de cuidar da saúde bucal.   

    Mãe de Adolescente

    Ser mãe de adolescente não deve ser fácil, por isso quanto mais você puder ajudar a sua paciente, melhor poderá ser a saúde bucal dos filhos. Informe que é muito importante ela continuar acompanhando o filho, e que deve estar atenta as orientações que o dentista passa ao adolescente, pois ela irá acompanhar no dia a dia e verificar se ele está fazendo tudo certinho.

    O cuidado da mamãe deve ser redobrado com aqueles adolescentes que possuem aparelhos ortodônticos, é muito importante o dentista informar que esta é uma fase que exige cuidados especiais, nem todas as mamães já usaram aparelho então, vale a dica.

    Mãe de Adulto

    Agora que os filhos das suas pacientes estão grandinhos, eles podem ir sozinhos no seu consultório, e em breve você poderá atender aos filhos deles. Essa é mais uma das maravilhas da odontologia, poder atender toda a família e ter a certeza de que o seu trabalho está sendo reconhecido. 

    Deixe seu comentário