• Laminados de porcelana transformam sorrisos preservando dentes naturais

    Laminados de porcelana transformam sorrisos preservando dentes naturais

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Saúde/Bem-estar

    Por Marcelo Pimenta*

    A Odontologia Restauradora Estética tem alcançado grandes avanços nas últimas décadas. O desenvolvimento de novas técnicas, a melhoria dos materiais cerâmicos, assim como novas tecnologias de adesão, têm proporcionado excelentes vantagens, aliando estética à preservação dos dentes naturais.

    Dentre as opções estéticas para o sorriso estão os laminados de porcelana, que apresentam características muito semelhantes a dos dentes naturais, como brilho, cor, translucidez, resistência e longevidade. Com espessura de apenas 0,2 mm, eles são popularmente conhecidos como lentes de contato dentais, por conta da fina espessura que é muito semelhante a das lentes de contato para os olhos.

    A grande vantagem das chamadas lentes em comparação às já conhecidas facetas de porcelana está na questão do desgaste dos dentes naturais. Enquanto as facetas exigem um desgaste dentário de ao menos 0,7 mm, os laminados ultrafinos necessitam de um desgaste mínimo e, em muitos casos, isso nem é preciso, preservando melhor os dentes naturais.

    O tratamento é indicado para quem deseja corrigir formato, alinhamento, manchas leves, trincas, fraturas, diastemas (espaço entre os dentes) ou melhorar a textura e a cor dos dentes. Em casos de dentes muito escurecidos, as tradicionais facetas ainda continuam sendo mais indicadas, já que a espessura maior tem melhor capacidade para recobrir o fundo escuro.

    Entre os benefícios das lentes de contato dentais estão a rapidez do tratamento, em média realizado em apenas 3 consultas, a alta longevidade e a baixa manutenção, pois a porcelana possui estabilidade de cor e não se pigmenta com o passar do tempo. Outra questão muito valorizada é o fato de, na maioria dos casos, não ser necessária anestesia, já que os desgastes na estrutura dentária são mínimos ou até inexistentes.

    Muitas celebridades têm recorrido à técnica das lentes, como o ator George Clooney e a atriz e modelo Cheryl Cole, o que acaba tornando o procedimento mais conhecido e solicitado em consultório. No entanto, simplesmente copiar uma celebridade não significa sorriso bonito. É essencial manter o sorriso em harmonia com o rosto, considerando as características físicas e até mesmo a personalidade de cada indivíduo.



    *Dr. Marcelo Pimenta é graduado pela Universidade de São Paulo
    – USP, e possui Pós-graduações em Implantodontia, Odontologia
    Estética e Ortodontia. www.drmarcelopimenta.com.br

    Deixe seu comentário