• FGM apresenta: mitos e verdades da Ortodontia

    FGM apresenta: mitos e verdades da Ortodontia

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Saúde/Bem-estar

    A FGM, parceira da Dental Speed Graph, selecionou algumas DICAS que vão ajudar você dentista a esclarecer as principais dúvidas dos seus pacientes sobre Ortodontia.

    Para utilizar aparelho fixo é necessário extrair os dentes? - MITO!

    Em alguns casos, quando não se tem espaço suficiente na arcada para acomodação de todos os dentes ou quando estes estão muito projetados, pode-se lançar mão de extrações dentais, principalmente de pré-molares. Contudo, a extração dental (de pré-molares, por exemplo) não é regra para todos os tratamentos.

    Tratamentos ortodônticos são longos? - MITO!

    Existem tratamentos que podem levar um ano ou pouco mais, o que é relativamente pouco tempo de tratamento. Normalmente os tempos variam dentre 18 e 36 meses, conforme a dificuldade e as necessidades específicas do caso.

    A higienização com aparelhos fixos deve ser mais criteriosa? - VERDADE!

    Devido à dificuldade na higienização, principalmente na aplicação do fio dental, é necessário que o paciente tenha maior critério ao fazer a higiene bucal. Dispositivos ortodônticos fixos representam áreas extras para acúmulo de placa, necessitando atenção específica para limpeza. Desse modo, é imprescindível que o paciente seja assistido pelo profissional com maior frequência do que se não tivesse utilizando aparelho. Em consultas regulares o cirurgião-dentista poderá fazer aplicação de Flúor Care (FGM), que consiste em flúor tópico em espuma o qual previne cárie por longos períodos.

    O aparelho ortodôntico machuca a bochecha? - MITO!

    Por conter partes agudas e protuberantes, os bráquetes (principalmente os ganchos) podem lesionar a mucosa de forma a criar úlceras dolorosas. Contudo, existem maneiras de minimizar este desconforto de forma bastante prática com o uso de Top Comfort (FGM), um material resinoso que reveste estas partes agudas arredondando-as e criando uma superfície mais confortável ao contato com a mucosa.

    O ortodontista só poderá fazer um plano de tratamento adequado de posse de todos os exames solicitados? - VERDADE!

    O profissional irá indicar quais os exames devem ser realizados. Somente com os exames como radiografias ou tomografias, traçados cefalométricos, modelos de gesso, fotos intrabucais, etc. o ortodontista poderá cruzar informações e estabelecer o plano de tratamento.

    Deixe seu comentário