• Endocardite pode ser evitada com boa higiene bucal

    Endocardite pode ser evitada com boa higiene bucal

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Saúde/Bem-estar

    Pesquisas mostram que 40% das endocardites bacterianas têm origem em problemas bucais e poderiam ser evitadas apenas com os cuidados básicos de higiene e idas frequentes ao dentista. O alerta é da APCD. A endocardite aparece quando bactérias atingem o endocárdio, camada interna do coração. A gengiva com ferimento ou inflamada pode ser a porta de entrada para esses micro-organismos caírem na corrente sanguínea.

    Tomar antibióticos depois de procedimentos cirúrgicos, como extração de siso e colocação de implantes dentários é um meio de evitar a contaminação. “É indicado também como forma preventiva em cirurgias periodontais (gengiva)”, diz Tatiana Presti, cirurgiã-dentista da Sorridents. “Caso o paciente opte por não tomar o medicamento, ele assumirá o risco de complicações pós-operatórias, além de poder sofrer graves infecções em outros órgãos”, afirma Ana Carolina Martinez, dentista da Sorridents.

    O tratamento da endocardite é feito obrigatoriamente com antibiótico por via venosa, por no mínimo quatro semanas. A escolha do antibiótico adequado depende do tipo de bactéria que está alojada nas válvulas. Nos casos mais graves, quando há destruição da válvula cardíaca pela infecção, uma cirurgia de troca valvar é necessária, com implantação de uma válvula artificial.

    Apesar da endocardite ocorrer em qualquer pessoa, é mais comum em quem é portador da doença da válvula cardíaca, fez cirurgia cardíaca de substituição da válvula, tem um defeito cardíaco congênito, teve cirurgia cardíaca recente ou que é usuário de drogas intravenosas.

    A recomendação dos especialistas é que a prevenção ainda é o melhor remédio. Para proteger a boca e o coração, a melhor forma é não abrir mão de uma higiene bucal adequada depois de todas as refeições. Escova, fio dental, escova interdental e limpador de língua, não podem faltar.

    Fonte: APCD/ Portal Terra

    Deixe seu comentário