• E quando as crianças precisam usar dentaduras?

    E quando as crianças precisam usar dentaduras?

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Cantinho da Criança

    Não é algo muito comum de se ver por aí, mas, em alguns casos, tem criança que precisa fazer uso de prótese, seja esta parcial ou total. As dentaduras servem para substituir dentes que foram perdidos. Os dentes de leite são muito importantes para a criança: eles ajudam no desenvolvimento da fala e da mastigação, são importantes na estética, mantêm espaço e servem como guia de erupção para os dentes permanentes.

    E quando a criança perde precocemente os dentes de leite? Ou pior: e quando a criança, devido a alguma síndrome – por exemplo, tem poucos ou mesmo nenhum dente na boca? Ela vai ficar banguela até os dentes permanentes nascerem (Se nascerem)? Há também dentes tão comprometidos pela cárie que precisam ser extraídos. São nesses casos que os pequenos precisam da prótese.

    “A criança se sente incomodada com a falta do dente. Afinal, muitas delas estão na fase do faz de contas, de se identificar com super-heróis e princesas. E que super-herói ou princesa é banguela? Quem não tem dentes e são bem feios, geralmente, são as bruxas e os vilões”, diz o odontopediatra, Gustavo Camilo do Nascimento Costa, do blog Tio Dentista.

    Mas, além da questão estética, há as funções que os dentes teriam na mastigação, deglutição, fala. Com as próteses, é possível restabelecê-las sem que haja prejuízos, que podem ser até nutricionais. “Sejam elas parciais (para substituir alguns dentes) ou totais (para substituir todos os dentes), as próteses são o último recurso para restaurar a saúde bucal. E, quando bem feitas, cumprem muito bem o seu papel na boca das crianças”, afirma o dentista.

    Gustavo Costa alerta para a importância do acompanhamento periódico do dentista. “Temos que levar em conta que ela está em fase de crescimento e que – obviamente – os ossos da face também estão crescendo. Portanto, as próteses não podem interferir e nem prejudicar esse processo”, diz.

    Assim, é imprescindível cuidar dos dentes de leite dos pequenos. Dessa forma, as chances de precisarem usar prótese diminuem. “Mas tenham a certeza de que, se necessária for, ela vai trazer de volta um sorriso que ficou perdido por aí”, afirma o odontopediatra.

    Fonte: Blog do Tio Dentista

    Deixe seu comentário