• Documentação Ortodôntica - um exame essencial

    Documentação Ortodôntica - um exame essencial

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Dentista de Sucesso

    Por Fabrício Figueiredo Mendes*

    Hoje, especialista em ortodontia, posso atestar com ainda mais propriedade como é grande a importância da documentação ortodôntica, tanto para o dentista quanto para o paciente. Diria eu que, muito mais pra nós do que para eles.

    A documentação ortodôntica é composta, na maioria das suas versões, por modelos de estudo, radiografias (panorâmica, tele-radiografia e algumas periapicais), além da cefalometria, que é uma análise das medidas ósseas e tegumentares do paciente, feitas pelo radiologista.

    Radiografia panorâmica
    radiografia panorâmica

    Em casos específicos, a documentação pode ser mais completa, incluindo um exame de idade óssea (carpal) e até mesmo os dados e fotos obtidos em cd ou até mesmo num pendrive.

    São em cima desses dados obtidos na documentação ortodôntica, associados a um exame clínico minucioso é que o ortodontista vai descobrir o que fazer e, principalmente, o que não fazer nos seus pacientes.

    Ela também serve ao profissional para identificar problemas e situações ocultas, como agenesias dentais, dentes supra-numerários ou tumores ósseos, além de servir como documento para que você prove que o paciente já chegou ao seu consultório com tais alterações.

    Modelos de gesso
    modelos de gesso

    Por isso meus amigos, nunca ignorem a importância da documentação ortodôntica pois os seus benefícios são imensos. Caso seu paciente não queira fazê-la, não pegue o caso. Caso ele não possa fazê-la por questões orçamentárias, não pegue o caso. Se ele não tem condição de pagar um exame relativamente barato com certeza não conseguirá arcar com as mensalidades do tratamento. Pensem nisso.

    Fabricio Mendes

    *é dentista, fundador do blog Vida de Dentista (www.vidadedentista.com.br) e da CEPTO odontologia.

    Deixe seu comentário