• Enfim Dezembro – Como organizar o consultório?

    Enfim Dezembro – Como organizar o consultório?

    Postado por: Dra. Juliana Lemes
    Categoria: Dentista de Sucesso

    O ano passou num piscar de olhos! Dezembro chegou trazendo aquela correria de fim de ano: paciente querendo iniciar o ano com sorriso novo, muitos trabalhos para serem entregues, confraternizações por todos os cantos.

    Esse mês passa muito rápido e, em virtude de tantos acontecimentos, muitas vezes deixamos passar os cuidados com o consultório para o início de uma nova história.
    Como organizar a vida profissional diante de tantos eventos?

    Na verdade, a organização do consultório não é algo que dependa de uma época específica. É um hábito que o Dentista precisa adquirir e que facilita a vida durante o ano inteiro.

    Como sempre, direi aqui como eu organizo a minha vida no final do ano:

    • Não dá pra perder tempo e esperar o fim do ano chegar para providenciar uma agenda. Assim que eu compro a minha, marco os feriados, férias e determino possíveis janelas durante a semana. Qual a importância de ter espaços vazios na agenda? Simples: caso você precise remarcar os pacientes de um dia, você tem um espaço para atendê-los na mesma semana. Desse modo, os tratamentos não ficam muito longos e o paciente não se sente desrespeitado. Fora que nós também temos a necessidade de irmos ao médico, resolver problemas domésticos ou, até mesmo, resolver com tranquilidade a parte administrativa do consultório.
    • Reformas e manutenção de equipamentos: Como aqui na clínica costumamos parar por volta de 20 de Dezembro e retornamos por volta de 10 de janeiro, temos esse período para realizar pintura, ajustes, manutenção nos compressores, ar condicionado e outras coisas que dizem respeito à estrutura física da clínica. 
    • Arquivar documentação e fichas clínicas de pacientes.
    • Atualizar dados no programa de gestão do consultório.
    • Organizar estoque: deixar o consultório abastecido para atendimento no mês de janeiro. Eu faço toda a compra de material que eu preciso em dezembro.
    • Verificar a validade dos materiais: colocar por ordem dos que estão “para vencer” para os com datas mais distantes. Assim não há desperdício de material e nem corremos o risco de utilizar produtos vencidos em nossos pacientes.
    • Organização de demonstrativos para Declaração de Imposto de Renda: eu já separo os demonstrativos de pagamento, recibos que eu tenha emitido, boletos pagos, enfim, toda a papelada que eu preciso para a declaração anual.

    É o momento de identificar os erros, conversar com a equipe e aparar as arestas para que o próximo ano seja melhor e produtivo.

    Depois de tudo organizado, o que nos resta é aproveitar o mês que, mesmo corrido, nos traz a felicidade de compartilhar as conquistas e efetivar o final de um ciclo da nossa vida profissional, recarregando as baterias para o ano novo com novos projetos e metas!

    Aproveito o espaço para desejar a todos vocês, leitores, que as festas de fim de ano sejam repletas de alegria, paz e amor! E que o ano de 2016 seja de muito conhecimento, trabalho e realizações!


    Dra Juliana Lemes

    *Juliana Lemes é graduada pela UNESP-SJC, atua em clínica geral e estética dental. Dentista 10h por dia, “escritora” nas horas vagas e “maquiadora” de vez em quando - das resinas, dos clareamentos, dos sorrisos e dos pincéis! 

    Deixe seu comentário