• Dentistas e redes sociais

    Dentistas e redes sociais

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Histórias de Dentista

    A facilidade de acesso à internet e o surgimento de smartphones e tablets fazem com que, cada vez mais, passemos os dias interagindo com pessoas e empresas por meio de redes sociais.

    Ferramentas como Twitter e Facebook, por exemplo, agilizam a comunicação e estreitam relações pessoais e profissionais.

    É muito mais fácil, atualmente, resolver um problema com uma determinada marca através da utilização das redes. A preocupação com a imagem das empresas/profissionais é maior devido à rapidez da disseminação de informações via internet e, sendo assim, a Odontologia se vê na obrigação de estar inserida nesse contexto.

    Presença

    Numa realidade onde a Internet se faz presente, não aparecer nas redes sociais pode ser um problema. A interação com o paciente, a possibilidade de divulgar o trabalho executado e o marketing do consultório são vantagens que o profissional tem por estar conectado.

    Atualmente, além de mostrar nosso trabalho, a web é aliada da Odontologia por meio da disseminação de conteúdos e debates promovidos pelos blogs, feitos por profissionais da área que dedicam parte de seu tempo para informar o paciente, gerar discussões sobre assuntos polêmicos e contribuir para a valorização profissional.

    Há conteúdos humorísticos, direcionados exclusivamente para o paciente e, como no meu caso, abrangendo o universo feminino de mulheres dentistas.

    Experiência

    Meu primeiro contato com as redes sociais foi no Orkut. Em 2010, criei uma conta no Twitter e no Facebook. Pouco depois, com outras colegas dentistas, formamos o blog OdontoDivas e mantemos páginas de informação de humor nas redes sociais.

    Como dentista e blogueira, vejo a necessidade de estar na internet crescendo a cada dia. E aprendo muito em relação ao comportamento e a diferenciação dos meus perfis pessoal e profissional.

    Pessoal x Profissional

    É preciso manter um distanciamento entre ambos para que a não haja qualquer prejuízo para minha imagem. Tomar cuidado com o que falo no meu perfil pessoal, manter o sigilo profissional no perfil Odontológico mas, em ambos, dando o meu toque de personalidade.

    Fiz muitos amigos, conheci muitas empresas legais e já tive apoio de grandes marcas que conheceram meu trabalho por meio de Facebook e Twitter.

    Uma das razões desse post hoje é essa: minha relação profissional com uma empresa que, assim como eu, tem a mesma paixão: a Odontologia.

    Eu sou a Dra. Juliana Lemes, autora do blog OdontoDivas e #euamoodonto.



    *Juliana Lemes, graduada pela UNESP-SJC, atua em clínica geral e estética dental.

    Dentista 10h por dia, “escritora” nas horas vagas e “maquiadora” de vez em quando.

    Das resinas, dos clareamentos, dos sorrisos e dos pincéis!

    Deixe seu comentário