• Dentistas e as mídias sociais

    Dentistas e as mídias sociais

    Postado por: Dr. Nayo Hernandes
    Categoria: Dentista de Sucesso

    Mídias sociais são geralmente entendidas como um termo coletivo para diferentes plataformas e aplicativos em que o usuário gera o conteúdo e o distribui automaticamente por diferentes dispositivos eletrônicos. É muito importante atingir seu público?alvo através de múltiplos canais. Dentre os mais utilizados estão o Facebook, Instagram, Twitter e o Youtube.

     Útil para disseminação rápida de informação e sem custo, as mídias sociais podem ser aliadas dos Dentistas e consultórios odontológicos para fortalecimento da marca e divulgação de conteúdo. Dentre as vantagens mais significativas está a da interação em tempo real com os pacientes e apreciadores da área odontológica, pois diferentemente de sites, o Facebook e o Instagram (as mais utilizadas) permitem que os contatos sejam instantaneamente avisados sobre as novas publicações.

    Com a evolução do Marketing tradicional para um Marketing Digital, ter presença online também é estar onde esteja seu público?alvo. As mídias sociais são amplos espaços de interação e ótimas para conhecer novas pessoas. Sabendo disso, não tem como não pensar em todo o seu potencial para conquistar novos pacientes e trazer autoridade para os Dentistas que desejam conquistar autoridade no mercado, que hoje está tão concorrido.

    Existem diversos veículos online. Por isso, separei as duas principais redes sociais na qual todos os Dentistas deveriam trabalhar:

    Facebook

    Basicamente todo mundo (classe social, idade e sexo) está nela. É bem provável que você se conecte diariamente, mas isso não significa que você está fazendo o trabalho certo. Se você usa a maior rede social do mundo apenas como lazer e com seu perfil pessoal, está perdendo uma grande oportunidade de estabelecer a marca pessoal como Dentista no mercado.

    Dica importante

    • Criar uma página no Facebook e publicar constantemente é um das formas mais eficazes;
    • Faça postagens de conteúdo com embasamento científico;
    • Fazer anúncios segmentados para atingir as pessoas certas e construir relacionamento com pacientes.

    Instagram

    Essa é outra rede social que maior parte dos Dentistas tem perfil, mas, assim como o Facebook, ficam apenas no lado pessoal e não é usada para trabalhar a marca e conquistar mais pacientes. A base do Instagram é a imagem. Ela é uma das redes sociais mais visuais do mundo. Com a odontologia estética e a fotografia odontológica você pode criar diferentes conteúdos com seu trabalho e dicas para publicar.

    Dica importante

    • Mantenha a frequência nas publicações;
    • Siga pessoas que tenham relação com o seu trabalho e seus potenciais clientes;
    • Utilize hashtags que atraiam seu público-alvo. Evite aquelas que não trazem nenhum retorno para o seu objetivo, como por exemplo: “TrocoLikes”, “Sigodevolta”, etc;
    • Preocupe-se com a qualidade das fotos postadas.

    Lembrando, claro, de sempre de usar o bom senso no que é publicado.  Obviamente, você não precisa estar presente em todas as redes sociais, até porque isso seria inviável por necessitar de um tempo precioso que, com certeza, é utilizado para as realizações de seus atendimentos.

    Código de Ética

    Temos um código de ética e por isso devemos postar de acordo com as suas diretrizes. Por isso tenha cuidado com fotos do tipo “Antes e Depois” e com exposição de pacientes. Segundo o Código de Ética vigente elas não são permitidas.

    Dica importante

    • Muitos pacientes gostam de postar fotos com o seu dentista, ou do seu sorriso ou do tratamento. Peça para que o paciente poste e você dentista, reposte. Assim você evita problemas e seu paciente acaba divulgando seu trabalho para os amigos dele.

    Observação: Existem agencias de marketing que realizam este tipo de trabalho. Prós: Poupa um tempo precioso;

    Contra: Tem um custo elevado e sempre temos que conferir o conteúdo, pois são de cunho odontológico, devemos zelar pelo que está sendo postado em nosso nome.

    Quais redes sociais você usa profissionalmente? Comente aqui embaixo:

    Instagram: @nayohernandes 

    Cirurgião-Dentista

    Especialista em Ortodontia

    Deixe seu comentário