• Curiosidade: conheça a origem da escova de dente e de outros produtos odontológicos!

    Curiosidade: conheça a origem da escova de dente e de outros produtos odontológicos!

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Mercado

    Quem inventou as escovas de dente?

    As escovas de dente que conhecemos hoje foram criadas em 1939. Contudo, outras versões dos modelos atuais já eram utilizados há cerca de 3.000 anos a.C. Segundo alguns historiadores, certas civilizações antigas utilizavam finos 'galhos de mastigação' após as refeições, esfregando as pequenas madeiras lentamente nos dentes para limpá-los.

    As escovas de dente com cerdas, semelhantes às que possuímos hoje, foram criadas na China, em 1498. As cerdas eram muito duras, feitas de cabelos grossos que eram extraídos de um tipo de porco chinês e fixadas em uma pequena estrutura constituída basicamente de bambu ou de ossos.

    As cerdas de javali foram utilizadas em muitos países até 1938, quando os populares fios de nylon foram introduzidos no mercado pela empresa DuPont. A primeira dessas escovas foi batizada de 'escova de dente milagrosa do Doutor Oeste'. Porém, elas só ficaram realmente conhecidas após a Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados entraram em contato com os diferentes modelos e fizeram da higiene bucal um hábito, espalhando-
    o pelo mundo.

    Fontes: The Library of Congress e Site Mega Curioso

    Quem inventou a pasta de dente?

    Os cremes dentais ou pastas de dente surgiram antes mesmo das próprias escovasdentais. No Egito, as primeiras pastas de dente eram feitas para tentar aumentar a higienebucal por meio de uma mistura de sal, pimenta, folhas de menta e flores de íris.

    De fato, os cremes dentais surgiram em 1850 por meio do trabalho do dentista americano Washington Wentworth Sheffield. Na verdade, a invenção se tratava de um pó que ajudava a limpar os dentes. Foi seu filho, Lucas Sheffield, que melhorou a invenção, alterando a fórmula inicial do produto e o colocando em tubos, da forma como

    conhecemos hoje em dia.

    Fonte: Site História de Tudo

    Quem inventou o fio dental?

    Invenção igualmente antiga. Restos de suposto fio dental foram encontrados entre os dentes de humanos pré-históricos. O inventor do moderno fio dental foi um dentista de Nova Orleans, Levi Spear Parmly (1790-1859), que criou o primeiro exemplar com um fio de seda em 1815. Em 1882, uma empresa de Massachusetts, a Codman and ShurtleftCompany, começou a fabricar o produto em escala industrial, mas a patente só saiu em1889, e foi para a Johnson & Johnson, que ainda se mantém no ramo.

    Fonte: Site da Revista Pegn

    Deixe seu comentário