• Conheça o Odontomake, jogo odontológico criado por um cirurgião-dentista brasileiro

    Conheça o Odontomake, jogo odontológico criado por um cirurgião-dentista brasileiro

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Histórias de Dentista

    por Cristiano Cordeiro*

    Sou soteropolitano, cirurgião-dentista, 36 anos, casado e, atualmente, moro e trabalho em Uberaba (MG). Ainda criança, dizia a todos que queria ser dentista. O tempo passou e graças a Deus e à minha família, diante de inúmeras dificuldades, realizei esse sonho. Considero-me um obstinado e me dedico com afinco à profissão, pois ela me oferece a possibilidade de sonhar com o mundo repleto de alegrias! Para isso, é preciso saber viver, aprender, brincar e, principalmente, sorrir. Porque se sorrir é o primeiro ato de amar, a Odontologia é a carreira que melhor propicia a oportunidade de propagar sorrisos!

    Sou cirurgião-dentista há quase 10 anos, e amo imensamente a odontologia. Infelizmente, meu pai não pôde me dar um abraço no dia da minha formatura, pois ele partiu cedo demais, para alegrar outros planos espirituais. Ficou um vazio, mas por ele lutei até o fim sem esmorecer e senti-me amparado sempre pelos seus conselhos e exemplos. Então, casei e comecei uma nova etapa da vida, somando alegrias e dividindo tristezas, com objetivos e sonhos em comum. Foi quando, após experiências profissionais sem êxito, recebi uma proposta para trabalhar numa cidade do interior chamada Josenópolis (MG).

    Era uma cidade com menos de 4 mil habitantes, no vale do Jequitinhonha, situada em uma região muito carente e sem progresso. Eu seria o único dentista daquela cidade e todos precisavam de atenção à saúde bucal. Trabalhei por 4 anos e meio prestando serviços odontológicos para a Prefeitura e fui o primeiro dentista a montar um consultório particular lá. O trabalho era exaustivo e parecia nunca ter fim. Foi quando elaboramos o projeto e implantei o PSF-ESB, com dois Dentistas, para minimizar os danos daquela população.

    Nesse meio tempo, como amo falar sobre Odontologia, desenvolvia palestras de orientação bucal bucais nas escolas da cidade e na zona rural. Para isso, comprei um kit de pelúcia da Dental Speed Graph e tentava conscientizar as crianças da importância da higiene bucal e da odontologia na vida de cada um. Foi assim que percebi que a forma mais fácil de aprendizado e conscientização era por meio de um método lúdico, com brincadeiras. Assim nasceu a ideia do Odontomake.

    Levou anos para que o Odontomake passasse de ideia a produto posto à venda. Embora concluído e patenteado, o jogo de tabuleiro de caráter educativo não foi comercializado segundo meu sonho, pois as questões financeiras foram conflitantes e não consegui dar o foco que o empreendimento exigia.

    Então, ainda hoje aguardo a oportunidade para que nossa comunidade odontológica acolha o Odontomake e compartilhem com toda a sociedade: pais, pacientes, amigos, familiares, professores, mestres e alunos. Afinal, a maneira mais eficiente de se promover saúde é criar educação.


    *É cirurgião-dentista (CRO-MG 31236).
    Contato: cristiano.cordeiro@yahoo.com.br

    Deixe seu comentário