• Como inovar e surpreender seu cliente no consultório

    Como inovar e surpreender seu cliente no consultório

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Mercado

    Por Marcus Lima*

    Você consegue imaginar uma clínica com pacientes fora do horário de atendimento assistindo uma partida de Futebol, tomando chopp e comendo petiscos?

    E ainda mulheres fazendo a unha enquanto aguardam o atendimento?

    É, com certeza você pensaria que entrou no lugar errado. Mas não! Essa é uma clínica de odontologia que pensa “fora da caixa”. Que enxerga seu paciente como clientes e percebe as suas necessidades como consumidor de serviços e de bons relacionamentos profissionais.

    Ações como as descritas acima e outras pequenas e grandes ideias você pode personalizar e adequar à realidade do seu público a partir de hoje mesmo! Não podemos esquecer que, num mercado competitivo como o nosso, diferenciar-se está começando a ser COMUM... Então, é preciso INOVAR e EMPREENDER, antes que seja tarde.

    Mas por quê?

    Assim como vem acontecendo em todos os setores da economia brasileira, graças ao fácil acesso à informação e ao crédito, o público consumidor de Odontologia vem mudando seu perfil.

    Independente de sua classe social, os clientes já chegam ao consultório 'conhecedores' das mais diversas técnicas disponíveis, de seus respectivos 'médios' valores e, muitas vezes, até com exigências frente aos procedimentos a serem realizados.

    Particularmente, eu acredito no equilíbrio. Acho saudável que seu cliente tenha informação, que saiba o quê e onde está comprando. Entretanto, a POSTURA do profissional nestas situações é imprescindível. Talvez caiba nesta situação a famosa frase:

    'Cada um tem o paciente que merece!'.

    O contexto do seu dia-dia profissional, independente da classe social a qual se relaciona, está totalmente condicionado ao tipo de gestão que você impõe à sua equipe e aos seus clientes.

    'Jamais existirá a chance de se causar uma segunda primeira impressão.' Acredito que essa máxima traduz de maneira bem simples o que estou tentando dizer. Embora nunca seja tarde demais para mudar, sua imagem e sua postura frente aos seus clientes e a sua equipe são o principal fator que irá condicionar o caminho que você deseja percorrer.

    Procure refletir onde possam existir lacunas no seu relacionamento profissional (equipe e clientes) e buscar estratégias que possam realmente fidelizar estes parceiros.

    Procure sempre pensar 'fora da caixa'. Passou da hora de achar que dar escova de dentes como 'brinde' irá deixar seu cliente encantado...

    Então, estude o perfil do seu cliente. Respeite. E escolha como presentear de maneira única.


    *
    Empresário e cirurgião-dentista, é ainda professor e palestrante em Empreendedorismo Odontológico, presidente da Grade Científica do DMM e sócio-fundador do Instituto Marcus Lima – Odontologia de Resultado. Visite a fan page.

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