• Como devo posicionar a marca do meu consultório ou clínica?

    Como devo posicionar a marca do meu consultório ou clínica?

    Postado por: Cláudio Gonçalves - Altera
    Categoria: Mercado

    Desde a década de 70 do século passado, os profissionais do marketing vem apostando em uma estratégia que chamam de posicionamento, desenvolvida em um belo livro de mesmo nome dos autores Al Ries e Jack Trout, vale a leitu-ra!

    Hoje vamos falar em como usar esta estratégia na odontologia.

    Posicionamento é como você vai trabalhar para que as pessoas percebam sua marca, ou seja, em um país onde temos milhares de dentistas, distribuídos de maneira concentrada em apenas algumas partes do grande território, é natural que a concorrência seja acirrada, logo ser percebido como mais um dentista, pode significar um grande período sem ter o que fazer em sua agenda. Assim é preciso se diferenciar.

    Um bom exemplo de como é importante praticar o posicionamento é pensar que ao se posicionar simplesmente como mais um dentista, você deixa toda a responsabilidade da escolha para o cliente - ele é quem deve visitar, passar por consultas, avaliar todos os prós e contras e decidir pelo melhor - onde talvez você se encaixe perfeitamente. O problema é que na vida real não é assim que ocorre, as pessoas tem pressa e além disso a decisão por um profissional da saúde é difícil, cheia de termos técnicos, assim se você não ajudá-lo a perceber sua proposta, vai ser difícil ele notá-la.

    A primeira dica é tentar ser o primeiro na mente de seu cliente em uma categoria que ele julga importante: Preço, Forma de Pagamento, Tradição, Humanização, Tempo, Multidisciplinaridade, Popularidade, Técnica, etc. Note que se você se coloca por exemplo como o dentista das pessoas maduras, você está sendo estratégico em um país onde em 1960, a expectativa de vida era de 52,4 anos: atualmente beira os 75 anos, e calcula-se que chegará em 81 por volta de de 2050, quando mais de 15% da população terá ultrapassado os 70 anos. (hoje são cerca de 5%). (Folha de São Paulo - 19/02/2015)

    Agora não basta você decidir que vai atender aos maduros, precisa ter um ambiente que seja bom para eles com lugares para sentar que sejam altos e não tão fofos que ele não consiga se levantar sozinho, ou ainda fazer materiais de comunicação com letras pequenas, colocar na recepção uma pessoa mais velha e que tenha algo em comum com este público é fundamental para que eles se sintam a vontade e claro, você deve ter paciência pois eles tem assunto e tempo para conversar, mas vale a pena, pois são fiéis e mais que isso investem cada vez mais na qualidade de vida, andam cheios de esperança com este prolongamento da vida e agora namoram, viajam e curtem a vida, muitas vezes com uma renda fixa de dar inveja a muita gente, veja há quanto tempo os bancos investem neles.

    Pois bem a arte de se posicionar é colocar-se como primeiro em uma subcategoria pro exemplo - O dentista dos maduros, é melhor ser primeiro nesta categoria do que um dos últimos na categoria dentista para todos.

    Pense nisso, em breve daremos mais exemplos de como se posicionar.

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