• Comece Cuidando de Você

    Comece Cuidando de Você

    Postado por: Dra. Juliana Lemes
    Categoria: Saúde/Bem-estar

    Que as coisas não estão fáceis para ninguém já se sabe. Mas o que muitos não prestam atenção é que está mais difícil para quem não cuida do básico.

    O que eu quero dizer para vocês com isso?

    Não adianta tentar cuidar da saúde dos outros se você não cuida do próprio corpo e mente! E esse cuidado reflete na qualidade do seu trabalho e no rendimento dentro do seu consultório!

    Dedicamos horas dos nossos dias para promover saúde bucal aos pacientes que nos procuram, mas muitos de nós (quase a maioria) nos esquecemos de coisas básicas como beber água, alongar-se, alimentar-se corretamente e, principalmente, praticar alguma atividade física.

    É um erro usar o argumento “Não tenho tempo” para justificar as falhas que cometemos com o nosso bem mais precioso – o corpo.

    E reparei que não estava bebendo água durante o dia. Lógico que eu sei que a ingestão de líquidos não vem somente da “água”, pois aquilo que comemos também contribui para a hidratação do nosso corpo. Me assustou muito contabilizar a quantidade de água que eu estava bebendo – não chegava a 750 ml por dia.

    Comecei a sentir meus lábios ressecados, o cabelo esquisito e a pele mais seca que o normal. Fora a urina, que estava muito escura. Nosso corpo dá indícios de que as coisas não estão bem e esses foram alguns dos fatores que fizeram com que eu me preocupasse com isso.

    Assim sendo, peguei uma garrafa de água grande e deixei ao lado do computador no consultório. E estabeleci uma meta: beber, no mínimo, 1 garrafa daquela ao dia. E tem dado certo! Já reparo mudanças, principalmente na coloração da urina (que é o primeiro sintoma que percebemos né?). Mas eu fui pesquisar e li que a falta de água no organismo faz com que a quantidade de sangue no corpo diminua e prejudique o funcionamento do coração, que causa fraqueza, dores de cabeça e tontura e que pode causar morte. Não devemos esperar termos sede para beber água. A sede é um alerta vermelho de que os níveis de líquidos no organismo já estão baixos! Manter o corpo hidratado garante o transporte correto de nutrientes pelo organismo, regula nossa temperatura corporal, auxilia no emagrecimento e desintoxicação e deixa a pele bonita e viçosa! (Ou seja, a gente economiza com aqueles cremes caríssimos para o rosto né? Risos).

    Foto da Garrafa de Agua

    Outro erro comum é não fazer pequenas refeições ao longo do dia. É muito importante o hábito de comer regularmente para que não tenhamos ataques de fome durante as refeições principais. Isso ajuda, também, nos processos de emagrecimento e manutenção do peso, já que aceleramos nosso metabolismo e diminuímos o armazenamento de gordura corporal. Também é importante na regulação da quantidade de insulina no nosso corpo e faz com que nosso cérebro perceba que não estamos passando por uma situação de privação calórica. Desse modo, comendo regularmente, estamos alimentando nossas células, ajudando os nutrientes a serem absorvidos melhor e regulamos o funcionamento da nossa máquina. Lanches leves como frutas, iogurtes, sementes e sucos fazem com que mantenhamos a quantidade de massa muscular, que é muito importante para nossa postura durante as horas de trabalho.

    Os alongamentos regulares, de preferência entre um paciente e outro, auxiliam no combate de lesões por esforços repetitivos, a famosa LER. Não deixe de alongar as costas, o pescoço, braços e os punhos, para que não tenhamos encurtamento da musculatura e compressão de feixes nervosos, que vão causar dor e, em casos mais avançados, o afastamento das atividades laborais.

    Por isso, também, não podemos excluir a necessidade do corpo de se movimentar, tanto para benefícios como tônus muscular, mas, principalmente, como meio de esvaziar a cabeça dos problemas do trabalho. Caminhada, dança, musculação, meditação ou outro esporte, são fundamentais para auxiliar o funcionamento do organismo e, em tempos de redes sociais, promover a verdadeira socialização. Conhecer gente nova, conversar, rir, enfim, viver fora das paredes do consultório ou das polegadas das telas digitais, serve, inclusive, de meio de divulgação do seu trabalho! Aquela coisa de propaganda boca a boca sabe? Conversando as pessoas perguntam o que fazemos e sempre tem uma pessoa que conhece outra, que conhece outra que acaba nos indicando! Marketing sem gastar dinheiro! Pensa que legal?!?!

    Mais um cuidado: use protetor solar! As radiações UV estão presentes não só nos dias ensolarados! E temos um fator que vai contra a nossa pele dentro do nosso consultório: a lâmpada do refletor! Essa luz que nos auxilia na visualização dos dentes do paciente é responsável pelo envelhecimento da nossa pele, mesmo sem exposição solar! Sabia?

    Não podemos negligenciar os cuidados com a nossa saúde!

    Se não estivermos saudáveis, de bem com nosso corpo e mente, sem dúvida não ofereceremos o melhor trabalho que pudermos aos pacientes que confiam em nós para cuidarmos deles!

    Cuide-se!

    Dra Juliana

    Dra. Juliana Lemes é graduada pela UNESP-SJC, atua em clínica geral e estética dental. Dentista 10h por dia, “escritora” nas horas vagas e “maquiadora” de vez em quando - das resinas, dos clareamentos, dos sorrisos e dos pincéis!

    Deixe seu comentário