• Cientistas descobrem doce que pode combater as cáries

    Cientistas descobrem doce que pode combater as cáries

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Saúde/Bem-estar

    Todo mundo sabe que nada substitui a escovação dentária para uma boa saúde bucal. Mas uma descoberta dos cientistas do laboratório de biotecnologia Organobalance, de Berlim, na Alemanha, garante que certo doce pode ajudar no combate às cáries.

    Ao contrário do que muita gente pensa, as cáries e cavidades que surgem nos dentes não são causadas pelas comidas açucaradas. O vilão é a bactéria Mutans streptococci, liberada na boca enquanto mastigamos. A bactéria gruda no dente e começa a liberar um ácido, que acaba estragando o esmalte que reveste a estrutura dentária.

    O doce criado pela equipe do laboratório pretende destruir essa bactéria. Para isso, eles incluíram uma versão “morta” de outra bactéria, chamada Lactobacillus paracasei, na receita. Isso porque a Lactobacillus paracasei tem uma característica excelente para o propósito da invenção: ela possui uma camada açucarada que consegue “agarrar” a Mutans streptococci e a impede de grudar nos dentes.

    Nos testes com voluntários, os pesquisadores provaram que o nível da bactéria causadora da cárie caiu significativamente.

    Fonte: Blog Superinteressante

    Deixe seu comentário