• Cárie de mamadeira – Nova nomenclatura

    Cárie de mamadeira – Nova nomenclatura

    Postado por: Dra. Alessandra Souza
    Categoria: Cantinho da Criança

    Você já ouviu falar de cárie de mamadeira? Claro que já, eu tenho certeza disso! Mas você sabia que esse nome mudou? Isso mesmo. Hoje é chamado de "CPI”: CÁRIE PRECOCE DA INFÂNCIA.

    A CPI é diagnosticada em crianças de até 5 anos de idade que apresentem lesões de cárie nos dentes decíduo. Os primeiros dentes acometidos pela CPI são os dentes anteriores superiores e pode afetar também os outros erupcionados da criança. Esse tipo de cárie tem uma evolução muito rápida com bastante destruição coronária.

    Geralmente, as causas dessa doença de rápida evolução se dão pelo uso de mamadeiras e M "livre demanda" (leite, chás, e conteúdos açucarados) principalmente à noite e sem escovação após a ingestão desses líquidos.

    O principal fator para a CPI é deixar a criança mamar e ir dormir sem escovar os dentes á noite. Costumamos explicar aos pais que a principal escovação é a noturna, pois quando dormimos, não produzimos saliva e a boca se torna um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias!

    Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria, a criança deve escovar os dentes com o mínimo 1000ppm de flúor, desde o 1º dentinho do bebe a erupcionar.

    Na foto, podemos notar que os dentes inferiores desse bebe possuem "manchas brancas", e essas manchas são cárie! Ela se inicia por uma mancha branca que evolui para acastanhada e depois cavita! 

    Investir na prevenção, orientar a dieta e a higiene ao seu paciente é o melhor tratamento.

    Dra Alessandra Souza Linares Silva é especialista em odontopediatria pela ACDBS e Ortopedia Funcional pela ABO. Atualmente cursa o Mestrado em Excelência para especialistas em odontopediatria e pacientes especiais pela SLM.

     

     

    Deixe seu comentário