As verdades sobre a gengivite

Uma doença comum que todo mundo tem, teve ou vai ter algum dia. Não existem muitos segredos sobre ela, mas as pessoas confundem muito as coisas por culpa de informações incorretas disseminadas na mídia e nas redes sociais.

Afinal, a gengivite tem uma cura definitiva? Alguns autores na literatura científica dizem que não. Pensando por este lado devemos considerar que sempre teremos bactérias na boca, não é? Algumas delas boas e necessárias para nossa sobrevivência e outras ruins, que causam doenças. Então, a doença gengivite sempre precisará de controle por parte das pessoas em suas casas e no consultório do dentista de tempos em tempos.

A gengivite é causada pelo biofilme dental (outro nome da placa bacteriana). As bactérias se juntam em colônias tão organizadas que nem antibióticos conseguem penetrar suas defesas. Gostamos de falar em 'desorganização do biofilme' quando falamos de higiene oral. Em cerca de 48 horas, este biofilme está organizado novamente e pronto para crescer, liberando toxinas que irritam nossas gengivas e causam o sintoma mais clássico da gengivite - o sangramento. Gengiva que sangra é gengiva doente.

A gengivite não deve doer na hora que passamos fio dental. Se você tem dúvida sobre a saúde da sua gengiva, procure um dentista, mesmo que seja como prevenção. Eu sei que nossa cultura brasileira não condiz muito com prevenção - esperamos a bomba explodir para depois procurar ajuda, aos 45 minutos do segundo tempo, mas a única pessoa que pode mudar esse jeito esdrúxulo de pensar é você mesmo!

A medicina periodontal vem desde os anos 90 corroborando as hipóteses que falam da inter-relação entre doenças da gengiva e doenças do resto do corpo. Doenças do coração, abcessos cerebrais, bebês com partos prematuros, Diabetes, tudo isso tem relação com as doenças da gengiva. Você deve temer a Periodontite! Doença debilitante que se instala na sequência da gengivite e causa perda óssea e perda dental em casos graves. Os dentes amolecem e vão embora se você não cuidar.

Comprar um bom fio dental e usá-lo uma ou duas vezes por dia é a dica mais valiosa que posso dar para você, leitor. Use o fio de noite, de preferência, antes de dormir. Use-o consciente, vendo o que está fazendo no espelho e não pensando na morte da bezerra ou em frente a TV vendo a Helena da novela dar beijinhos no seu primo.

Texto enviado pelo nosso colaborador e parceiro Dr. Luiz Rodolfo - Blog Dicas Odonto