• Aleitamento Materno: projeto ABO Amiga do Peito será incentivado em todo o país

    Aleitamento Materno: projeto ABO Amiga do Peito será incentivado em todo o país

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Saúde/Bem-estar

    Entre hoje e o dia 7 de agosto acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno (iniciativa coordenada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento - WABA), ocasião em que 175 países realizarão eventos para lembrar que a amamentação deve ser protegida, promovida e apoiada por todos. O tema deste ano - Amamentação: Uma vitória para toda vida! - ressalta a importância de aumentar e manter o apoio, a promoção e a proteção ao aleitamento materno, além de fazer a contagem regressiva para os ODM.

    Veja abaixo a programação da 'Hora do Mamaço 2014', que ocorrerá neste fim de semana em 38 cidades brasileiras.

    ABO Amiga do Peito

    A OAB mantém há cerca de cinco anos o projeto 'ABO Amiga do Peito', lançado em Palmas (TO). O objetivo, segundo o presidente nacional da entidade, Luiz Fernando Varrone, é 'fazer com que o cirurgião-dentista entenda a importância do aleitamento materno no desenvolvimento dos dentes e na saúde bucal das crianças e incentivar campanhas de doação de leite humano'.

    O ABO Amiga do Peito de Palmas funciona no Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina, que hoje é referência no estado. A coordenadora do local, a nutricionista Walkíria Pinheiro, explica que a ideia foi dada pela então odonto-pediatra da instituição, Dra. Luciana Marquês.

    'Foi dela a iniciativa de procurar a ABO e propor a parceria. Desde então, realizamos campanhas de doação de frascos, incentivamos a colaboração de doadoras e promovemos palestras sobre a importância da amamentação na saúde bucal', diz Walkíria.

    Expansão da iniciativa

    De acordo com Varrone, o objetivo da ABO é expandir o programa para todos os estados brasileiros. 'Vamos começar a distribuir slides com informações completas a respeito da importância do aleitamento materno nas seccionais e regionais da ABO em todo o país. Esse material deverá ser utilizado pelos coordenadores dos cursos de especialização da entidade', afirma.

    Outra iniciativa será fazer com que cada regional da ABO se transforme, com o tempo, em um ponto de coleta. 'Seria muito importante para as comunidades em que estão inseridas as regionais da ABO que elas se tornassem centros de recebimento tanto de leite humano quanto de frascos, visto que o armazenamento desse material é muito delicado', diz.

    Hora do Mamaço 2014

    Neste fim de semana, dias 2 e 3, 38 cidades brasileiras promoverão atividades relativas à Semana Mundial de Aleitamento Materno e o público será incentivado a fazer a assinatura do manifesto on-line Lei de Proteção à Mãe que Amamenta: em Qualquer Hora em Qualquer Lugar!

    As cidades de São Paulo (SP), Goiânia (GO), Atibaia (SP), Salvador (BA), Rincão (SP), Curitiba (PR), Rio das Ostras (RJ), Blumenau (SC), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Altamira (PA), Ubatuba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP), Itajaí (SC), Andradas (MG), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Sorocaba (SP), Manaus (AM), Santos (SP), Caraguatatuba (SP),Lajeado (RS), Caratinga (MG), Indaiatuba (SP),Brasília (DF), Niterói (RJ), Franca (SP), São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Cabo Frio (RJ), Taubaté (SP), São Bernardo do Campo (SP), Volta Redonda (RJ), Londrina (PR), Recife (PE) e Santa Maria (RS) realizarão eventos públicos, com o objetivo de celebrar a data e de montar um grande mural de fotos na Internet, registrando selfies de aleitamento materno feitos em vários pontos do território nacional.

    A Hora do Mamaço, em sua terceira edição, conta com o apoio institucional da SPSP e do Cine Materna.

    SERVIÇO

    Para levar o projeto ABO Amiga do Peito para a sua cidade ou região, basta procurar a seccional ou a regional da ABO, de acordo com o presidente nacional da entidade, Luiz Fernando Varrone.

    Blog oficial 'A Hora do Mamaço': http://horadomamaco.wordpress.com/
    Fanpage do evento: https://www.facebook.com/ahoradomamaco
    Regras para envio dos selfies: https://horadomamaco.files.wordpress.com/2014/07/hora-do-mamac3a7o-2014.pdf
    Petição on-line “Lei de Proteção à Mãe que Amamenta: em Qualquer Hora em Qualquer Lugar': http://bit.ly/1rXaAYt

    Deixe seu comentário