• A importância da secretária na odontopediatria

    A importância da secretária na odontopediatria

    Postado por: Dra. Alessandra Souza
    Categoria: Dentista de Sucesso

    A odontologia e todas as suas especialidades, em especial a odontopediatria, não é formada apenas do cirurgião-dentista, e sim de uma equipe que se compõe de CD + paciente + pais (no caso de crianças) + AUXILIAR / SECRETÁRIA. Caso algum membro dessa equipe não esteja atuando adequadamente, o trabalho não terá a mesma eficiência, pois cada um tem um papel importante durante o atendimento.

    Geralmente, antes do paciente conhecer o profissional, ele irá conhecer primeiro sua secretária. Isso mesmo! O primeiro contato que o paciente irá ter com sua clínica, será com ela - seja pessoalmente na recepção ou pelo agendamento no telefone - e por isso, ela é tão importante. Hoje em dia conceitos e “pré-conceitos” são formados, as pessoas criam opiniões e expectativas antes de conhecer e realizar o atendimento. Você já deve ter ouvido falar aquela famosa frase: “A primeira impressão é a que fica” e justamente ela se aplica as secretárias, pois elas são a comissão de frente do seu estabelecimento.

    Ao lidarmos com o paciente infantil, na verdade, ao lidarmos com os “filhos” das pessoas, o cuidado deve ser redobrado. No livro “Manual de referências de Odontopediatria Clínica - Vol 1” diz que estamos cuidando do “bem' mais importante que os pais têm: os filhos, que são tudo na vida deles! Olha que responsabilidade! Você está cuidando de uma joia preciosa! E esses pequenos pacientes devem ser tratados com muito carinho, respeito e atenção por todos da equipe. Afinal, adianta o dentista ser exemplar e carinhoso, se a secretária tem a aparência brava, negativa e impaciente?

    Quando a criança chega no consultório, o primeiro rostinho que ela vê é o da secretária, que deve demonstrar simpatia com a criança, para que um bom conceito por ela seja formado. A secretária é o primeiro “sorriso” que a criança e a família encontram ao abrir a porta! Quanta importância! Afinal, quem não gosta de ser bem recebido, e ser tratado com carinho? Muitas vezes, as secretárias iniciam também o primeiro diálogo com o baixinho, ajudando a desmistificar alguns “medos” que a criança possa ter. E em relação aos pais, principalmente os “novos pacientes”, já explica a dinâmica do consultório, deixando-os mais tranquilos e felizes com a consulta que está por vir.

    Vivemos em um mundo onde as pessoas se tornaram frias, irritadas e nervosas, onde tudo pode ser motivo de stress. Devemos ajudá-las a criar em nosso consultório um ambiente acolhedor e feliz, onde as pessoas se sintam bem.

    Nós como odontopediatras, temos muito cuidado e paciência para cativar o paciente infantil, e todo esse trabalho de condicionamento pode “ir por água abaixo” se a secretária não tiver os cuidados de como lidar com a criança.

    Nossa secretária precisa ter alguns atributos a mais do que a simpatia e a educação - que são imprescindíveis: deve ser organizada e ser uma facilitadora do consultório, ser ágil e resolver os “problemas” do dia a dia que possam aparecer, sem ter que sempre interromper a consulta para que você a ajude, pois ela que “pilota” o consultório. A relação entre a secretária e a equipe deve ser muito amigável, pois todos passarão o período do expediente do trabalho com ela!

    Mas, assim como a secretária tem deveres importantes, nós também temos: de ser educados com ela, ensinar com carinho os procedimentos da clínica, “chamar a atenção” com amor e cuidado - quando for necessário, remunerá-las adequadamente (para garantir a felicidade financeira dela também), e elogiá-la quando fizer algo bom! Elogiar? Isso mesmo! Todos nós (isso nos incluiu também) somos carentes de elogios. Muitas vezes sabemos mais apontar os defeitos, do que exaltar os acertos das pessoas. Tenho certeza que se fizermos nossa parte com muito amor, e demostrarmos amor para ela e toda a equipe, nossos consultórios serão o ambiente mais gostoso de se estar!

    Nesse dia 30 de setembro, comemoramos o dia da secretária! Um dia muito especial, veja quanta importância lemos sobre ela nessa matéria?

    Aproveite para refletir sobre, e que tal presenteá-la com um bombom ou uma rosa? Você já fez isso? Tenho certeza que ela ficará muito feliz! E se você não tem uma relação amigável com sua secretária, experimente começar “do zero” nessa data, ensiná-la novamente e com carinho. Mude suas atitudes! Afinal, recebemos o que plantamos. Se plantamos o bem, e cultivamos, iremos receber também! Vamos “plantar' na nossa secretária uma relação de amor e reconhecimento, afinal, o que seria de nós sem elas?


    Dra AleDra Alessandra Souza Linares Silva é especialista em odontopediatria pela Associação dos Dentistas (ACDBS) e Ortopedia Funcional pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Atualmente cursa o Mestrado em Excelência para especialistas em odontopediatria e pacientes especiais pela São Leopoldo Mandic (SLM).

    Deixe seu comentário