• 5 de agosto Dia Nacional da Saúde: A propósito… O que é saúde?

    5 de agosto Dia Nacional da Saúde: A propósito… O que é saúde?

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Saúde/Bem-estar

    Por Liliana Junqueira de P. Donatelli e Yuri Mundim Ferreira*

    A organização Mundial da Saúde define como sendo 'situação de perfeito estado de bem-estar físico, mental e social' da pessoa. Pode se definir também como ausência de doença.

    São definições muito subjetivas e depende muito dos valores de cada indivíduo, ou seja, o que é bem-estar para um pode não ser para o outro. Na verdade o que mais importa é como a pessoa se sente.

    Segundo a legislação 8080, orgânica da saúde: ' a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal às ações e serviços para a sua promoção , proteção e recuperação'.

    Todos nós, profissionais de saúde, independente da nossa inserção no mercado de trabalho, ou de nossa função dentro das organizações, devemos buscar a saúde de nossos pacientes e a nossa própria contribuindo para um ambiente laboral seguro e saudável.

    Dentro desse cenário podemos incluir a biossegurança, que é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados na definição de Teixeira & Valle, 1996.

    Desta forma temos um conceito de saúde que vai além da humana. Importante, pois nos mostra que é vital cuidarmos também do ambiente, não podemos nos esquecer que fazemos parte desse ecossistema. Inclui as baleias, golfinhos e os ursos polares, mas também as lesmas, as abelhas, as baratas e os microrganismos.

    Quanto mais antibióticos prescrevemos, os bactérias sobreviventes são as mais resistentes e fica cada vez mais difícil termos medicamentos que sejam capazes de eliminá-las.

    O homem utiliza defensivos agrícolas que nos permitem produzir mais alimentos, menos gente morre de fome, mas ficam os resíduos químicos. Vão-se as pragas, mas também os insetos que polinizam outras plantas.

    Complicadas as nossas escolhas... Somente temos que ficar atentos para não perturbar tanto o meio ambiente que nos leve à extinção.

    5 de agosto

    A data foi escolhida em homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu no dia 5 de agosto de 1872.

    Oswaldo Cruz formou-se doutor em medicina em 24 de dezembro de 1892, com a tese Veiculação Microbiana pelas Águas. Em 1896 especializou-se em Bacteriologia no Instituto Pasteur de Paris, que na época reunia grandes nomes da ciência. Ao voltar para o Brasil, se deparou com uma violenta epidemia de peste bubônica, e logo se engajou no combate à doença, criando assim o Instituto Soterápico Federal, em 25 de maio de 1900. Em 1903, Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor geral de Saúde Pública. Nos anos seguintes se dedicou a combater a febre amarela, motivo pelo qual enfrentou vários problemas. Mas em 1907 a febre amarela estava erradicada do Rio de Janeiro, e no ano que se sucedeu, uma epidemia de varíola levou a população aos postos de vacinação. Logo o Brasil finalmente reconhecia o valor do sanitarista.

    Em 1909 deixou o cargo de Diretor geral de Saúde Pública, dedicando-se apenas ao Instituto Soroterápico Federal, que fora rebatizado com o seu nome. Em 1913, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Por motivos de saúde, em 1915 abandonou a direção do Instituto Oswaldo Cruz e mudou-se para Petrópolis. Morreu em 11 de fevereiro de 1917, com apenas 44 anos.

    Neste 5 de agosto, convidamos você a celebrar e a refletir.

    Saúde!

    *publicado originalmente no blog da Cristófoli

    Deixe seu comentário