• 29 de agosto - Dia do Combate ao Fumo

    29 de agosto - Dia do Combate ao Fumo

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Saúde/Bem-estar

    A data de hoje tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. O cirurgião-dentista tem um papel essencial no combate ao fumo, pois além de causar manchas nos dentes é uma das principais causas do câncer bucal.

    Cerca de três mil brasileiros morrem por ano de câncer bucal, e segundo o Conselho Regional de Odontologia, é o 6º tipo de câncer mais comum nos homens e o 8º nas mulheres. Por isso, separamos algumas dicas para você explicar ao seu paciente em linguagem fácil e acessível como ele pode evitar e se prevenir.

    • 1 – Mostre a importância dos exames periódicos, pois essa é a melhor forma de identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer.
    • 2 – A boa higiene oral é também essencial, mas muitos pacientes não entendem a gravidade e não sabem que, mantê-la é o mais fácil para evitar o surgimento do câncer bucal.
    • 3 – Tratar focos infecciosos e realizar correções de próteses mal adaptadas e frouxas também são ações que evitam a doença.
    • 4 – Interromper o vício do fumo é fundamental! Lembre seu paciente que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morrem todo o ano no Brasil em decorrência do fumo.
    • 5 – É importante que o seu paciente saiba que o tratamento em sua fase inicial oferece melhores condições para o sucesso do tratamento.
    • 6 – Seu paciente deve estar sempre atento a feridas na boca sem cicatrização espontânea, regiões endurecidas continuamente, dificuldades de movimentação da língua, problemas para deglutir alimentos, dificuldades na fonação e aumento significativo da secreção salivar que são sinais ou indícios de câncer da boca.
    • 7 – Lembre o paciente que para cada caso há um profissional especialista, e você pode ajudá-lo a encontrar a pessoa certa.

    Aproveite as dicas para conscientizar os pacientes a prevenirem-se todos os dias, tratando os problemas dentários, com simples mudanças, orientação e motivação.

    Deixe seu comentário