• Onde abrir minha clínica? - Parte I

     Onde abrir minha clínica? - Parte I

    Postado por: EuAmoOdonto
    Categoria: Mercado

    *Cláudio Gonçalves

    Primeiro, quero dizer em nome do Altera - Centro de Inteligência em Serviços que é um motivo de grande orgulho participar deste espaço criado pela Dental Speed Graph destinado aos Universitários que em breve estarão no mercado, construindo histórias de sucesso e grande empreendedorismo.

    Agora sendo objetivo, é pergunta comum de vários clientes de nossa consultoria: qual a melhor localização para a abertura de um novo negócio? E claro que a resposta mais correta é: depende! Pois existe ligação entre vários itens, quer um exemplo simples?

    Vamos supor que:

    • - Sua área de interesse são implantes;
    • - Você tem preferência em atender pessoas idosas;
    • - Gostaria de explorar um público com faixa de renda familiar mensal entre 7 e 10 mil reais/ mês;

    Apenas com estes requisitos você já restringe boa parte de quase qualquer cidade no Brasil.
    Mas supondo que as coisas não estão tão claras na sua cabeça, o que seriam boas dicas para seguir?Vamos lá, aconselho que tenha atenção na procura dos seguintes dados:

    Densidade Demográfica

    Divida a população total de sua cidade pela área dela em km2 e você terá a densidade demográfica deste lugar, que significa a quantidade de pessoas disponíveis a cada palmo de chão, o Brasil tem pouco mais de 20 pessoas por km2, já o Japão tem mais de 300 pessoas por km2.

    E o que isto tem a ver com o seu novo negócio?

    É simples, procure a densidade demográfica no Google se ela for alta (acima de 1.500 pessoas por km2) quase todo lugar terá fluxo de pessoas a disposição, já se ela for baixa (abaixo de 500 pessoas por km2) valerá a pena você pagar um pouco mais e ficar mais próximo do centro comercial da cidade, distrito ou bairro em questão.

    Taxa de crescimento demográfico

    O Brasil está envelhecendo, dentro de algumas décadas a maior parte da população vai ter mais de 50 anos de idade e isto ocorre basicamente porque as pessoas optaram por ter cada vez menos filhos e também estão vivendo cada vez mais, devido ao progresso da ciência na área da saúde. Assim é fácil dizer que se você procurar também no Google a taxa de crescimento demográfico da localização de seu interesse, vai descobrir que ela pode ser positiva (ela ainda cresce ou seja ao final de um ano a população local aumentou) ou negativa (ao final de um ano a população diminuiu).

    Como esses dados podem te ajudar?

    Podem te ajudar e muito, pois se a taxa é positiva e alta (mais que 5% ao ano) vale a pena investir nesta localização a longo prazo, é provável que seja um bairro periférico e mais barato e portanto deve ser um bom lugar para abrir uma clínica popular e com tratamentos para crianças e adolescentes.

    Já se a taxa for baixa ou negativa, este local está envelhecendo, assim seu portifólio deve ter produtos para as pessoas mais velhas, seria interessante que não tivesse escadas e seus folhetos tivessem letras grandes.

    Na próxima coluna, vou continuar este texto e explicar a importância de mais dois itens:

    • - Número de bancos na região de interesse
    • - Quantidade de dentistas atuando nesta região

    Foi um prazer contar com sua atenção e até a próxima!

    Claudio Soares
    *Cláudio Gonçalves é consultor em marketing odontológico e sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços. E-mail para contato: claudio@alteracis.com.br.

    Deixe seu comentário